Iniciativa pretende reduzir a quantidade de resíduos, gerando economia para o município.
A Prefeitura de Itabirito colocou em prática um projeto de compostagem, que é a reciclagem de lixo para transformar em adubo natural. A iniciativa pretende proporcionar economia para a cidade, pois reduz a quantidade de lixo destinada ao aterro sanitário e, ainda, ajuda os produtores rurais.
“A ideia surgiu, porque temos bastante demanda desse produto. Assim, fabricando, podemos gerar uma economia para a Prefeitura. O adubo natural é bastante utilizado em nossa cidade no abastecimento do viveiro de mudas, das hortas escolares, das praças e jardins públicos; e também na arborização urbana. Ao mesmo tempo, queríamos dar uma solução ecologicamente correta para o resíduo que estava inutilizado”, ressalta Rainer Cardoso, secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Itabirito.
Para realizar o projeto, funcionários da prefeitura estão recolhendo podas de gramas e folhas que caem das árvores das praças da cidade, ruas e locais públicos, como o Parque Ecológico. Todo esse material, que seria descartado, é transformado em matéria orgânica (adubo), que logo depois será distribuído para produtores rurais do município; e também será utilizado em jardins da cidade. “As etapas do processo demoram em torno de 90 dias para o produto final ficar pronto, estamos ainda terminando essas etapas para, em seguida, já distribuir o produto e gerar economia”, destaca Rainer Cardoso.