Evento fez parte da programação do Aniversário da Cidade e trouxe mais cultura para os alunos de Itabirito.
Como parte da programação das comemorações dos 96 de Itabirito, no dia 4 de outubro, a Biblioteca Pública Municipal Professor Diáulas de Azevedo realizou a edição do Projeto Toda Sexta Tem História, com o tema: 70 Anos da Biblioteca Pública. Na ocasião, estiveram presentes os alunos do quarto ano da Escola Estadual Professor Tibúrcio.
As atrizes Larissa Ribeiro e Bárbara Sill realizaram a contação do livro Um Rato na Biblioteca, de Carlos Augusto Segato, e fizeram uma adaptação para contar, também, a história da Biblioteca Pública Municipal. “Sempre, no nosso trabalho, buscamos trazer coisas de Itabirito. É muito importante para nós, enquanto artistas, valorizar o que temos aqui: o nosso patrimônio, a nossa história”, conta Bárbara Sill. Para Larissa Ribeiro, a iniciativa é importante para incentivar a leitura. “No geral, elas gostam muito do projeto, porque traz um novo conceito de biblioteca: elas vêm e se divertem. Esse incentivo é muito importante para a prática da leitura”.
Os alunos puderam conhecer a Biblioteca de Itabirito e aprender mais sobre a história do local. Para a supervisora da Escola Estadual Professor Tibúrcio, Luana de Cássia Martins, essa oportunidade de ter boas experiências dentro da biblioteca é fundamental: “Esse projeto é muito importante, principalmente, porque tem crianças que moram na cidade, mas não conhecem a biblioteca. Acho muito importante essa valorização da leitura, esse contato com o ambiente da biblioteca, porque só de estar aqui já é um incentivo para elas”.
A coordenadora da Biblioteca Pública Municipal, Mariza Tassar, destacou a alegria das crianças em participar do projeto. “É contagiante. Sentimos que a biblioteca ganha um outro ar, outro clima. Temos a oportunidade de mostrar para elas um outro aspecto que a biblioteca pode ter, que não é só aquele lugar de depósitos de livros. Ela é aberta a todos, e nosso objetivo maior é o incentivo à leitura. A biblioteca está fazendo 70 anos em Itabirito, muita gente desconhece a sua localização e as nossas atividades”.
Ainda segundo a coordenadora, a Biblioteca Pública tem um envolvimento direto com a história, a política e a cultura da cidade. “Ela é basicamente um local de convivência, de troca de experiências e de troca de conhecimento. Ficamos muito felizes por ter o nosso projeto Toda Sexta Tem História como parte das comemorações, do aniversário de nossa cidade”, conclui.