A 5ª Sessão Ordinária da Câmara de São Gonçalo do Rio Abaixo foi marcada pela discussão do reajuste salarial dos funcionários municipais e legislativos. Os dois projetos passam a tramitar na Casa e seguem para as comissões designadas, onde serão analisados na Reunião conjunta das comissões, marcada para a terça-feira (21/3).
Para o funcionalismo municipal, o ganho real chega a 8%, graças a negociação e acordo entre o Presidente da Câmara, vereadores e a Prefeitura. A reunião com o prefeito Raimundo Nonato foi realizada na manhã dessa quinta-feira (16/3), com a presença do Presidente da Câmara, Diego Ribeiro (PDT), o vice-presidente do Legislativo, Eloisio Raimundo (PDT), o secretário Marlon Costa (PL) e os vereadores Juninho de Edirlei (PDT), Fábio Sassá (PSB) e Gladston Castro (PDT).
O grupo sugeriu um reajuste real de 8%, além do valor proposto inicialmente e, após análise das contas, Nozinho garantiu o valor, incluído no Projeto de Lei (PL) nº 06/2023. “Estamos comprometidos em garantir que todos recebam o reconhecimento e a valorização que merecem, pois o servidor é quem atende a população e garante a execução das políticas públicas. Há dois anos não havia aumento além da correção anual. É uma vitória de todos!”, explicou o vereador Diego Ribeiro.
Março é a Data-Base do funcionalismo de SGRA e o reajuste dos servidores do legislativo também foi incluído na pauta. O PL 02/2023 garante também 8% de aumento em ganho real para quem trabalha na Câmara. Os dois projetos tramitam em caráter de urgência.
O tema tomou conta da Tribuna dos Vereadores. Durante a reunião, os parlamentares ressaltaram a importância da valorização dos servidores públicos. Para a Câmara, é cumprir o compromisso pelos direitos do trabalhador, já que o servidor tem um papel fundamental na prestação de serviços essenciais à população. O aumento salarial também impacta positivamente na cidade, ao estimular a economia local, pois incentiva o consumo de bens e serviços na cidade.