Reunião ocorreu no dia 10 de outubro, dia mundial da saúde mental
Levando em conta o Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado em 10 de outubro, a Rede de Atenção Psicossocial de Ouro Preto (RAPS) / Saúde Mental, um serviço público oferecido pelo SUS, foi convidada a participar de uma reunião na Câmara dos Vereadores de Ouro Preto. Com a presença da coordenação da Rede, trabalhadores, usuários e vereadores, foram discutidas políticas públicas e ideias para o aprimoramento no tratamento da saúde mental da população, de forma humanizada e respeitosa.
Paula de Oliveira Alves de Brito, membro da Coordenação Administrativa da Rede de Atenção Psicossocial de Ouro Preto – Saúde Mental, exaltou o trabalho realizado no município. “Tenho a honra de fazer parte da classe trabalhadora da RAPS / Saúde Mental, serviço público, componente do SUS, em que buscamos a cada dia ofertar com qualidade e empatia o acolhimento, tratamento e reabilitação psicossocial”.
A RAPS:
A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) foi instituída em 2011 através da Portaria 3088 do Ministério da Saúde. O objetivo é o tratamento de pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso do crack, álcool e outras drogas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O ponto de atenção especializada na RAPS são os Centros de Atenção Psicossocial – CAP’s.
A reabilitação psicossocial é um dos eixos da RAPS e é composto por iniciativas de geração de trabalho e renda / empreendimentos solidários / cooperativas sociais as quais devem articular as redes de saúde e de economia solidária com os recursos disponíveis no território para garantir a melhoria das condições concretas de vida, ampliação da autonomia, contratualidade e inclusão social de usuários da rede e seus familiares.
A RAPS propõe um novo modelo de atenção em saúde mental contrário ao modelo Hospitalocêntrico / Manicomial, a partir do acesso e a promoção do direito das pessoas, baseado na convivência dentro da sociedade.
Em Ouro Preto, a RAPS é composta pelo CAPS II – “Casa dos Artistas” (adulto), CAPS IJ (infanto – juvenil), CAPS ad II (álcool entre outras drogas), Centro de Convivência (Cachoeira do Campo), Leitos de Retaguarda da Saúde Mental na Santa Casa da Misericórdia. Além destes, dispositivos como SAMU, UPA e Atenção Primária a Saúde também compõe a rede.
Para contato, seguem abaixo as informações necessárias de cada CAPS:
– Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II
Coordenação: Luciano Nascimento de Jesus
Endereço: Rua Tomé de Vasconcelos, n° 131 – Água Limpa
Telefone: (31) 3559-3266
– Drogas – CAPS ad II
Coordenação: Letícia Rodrigues de Lima
Endereço: Rua Nossa Senhora do Parto, N°50 – Bairro Padre Faria
Telefone: (31) 3552-6317
– Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil – CAPS ij
Coordenação: Christine Algarves Vianna Magalhães
Endereço: Rua Dom Helvécio, N°429 – Cabeças
Telefone: (31) 3552-3165