A Prefeitura de Santa Bárbara, por meio da Secretaria de Educação e da Divisão de Tecnologia Educacional, implantou uma importante inovação para o ano letivo de 2023. Agora, além dos tablets e amplificadores, os professores e alunos da Rede Municipal de Ensino, terão à disposição, monitores interativos.
As novas telas, serão integradas aos dispositivos tecnológicos já existentes na rede, como o tablet, possibilitando que os estudantes e docentes, tenham uma experiência mais dinâmica nas salas de aulas, facilitando e melhorando a comunicação entre todos os envolvidos.
Além disso, essa nova ferramenta irá contribuir para um processo de ensino-aprendizagem mais participativo. Ela também trará inúmeros benefícios para o município, pois, otimiza os processos e minimiza gastos com material impresso numa ação que reforça ainda mais a sustentabilidade no contexto educativo.
Inovação para os estudantes
Com a integração dos tablets disponibilizados pela Prefeitura, em 2021. Os alunos poderão interagir diretamente com o monitor, resultando em um processo de aprendizagem colaborativo e estimulante para trabalhos em grupos, com um estreito acompanhamento dos professores.
A nova tecnologia também permitirá que todos os conteúdos ministrados em classe, inclusive os audiovisuais, possam ser compartilhados para os dispositivos dos alunos.
Essa interação irá proporcionar aulas mais atrativas para os estudantes, e também facilitará o acesso às pesquisas para o desenvolvimento de atividades, incentivando o aprendizado de uma forma mais lúdica.
Praticidade para os profissionais da educação
Para os professores da Rede Municipal de Ensino, os dispositivos facilitarão o trabalho durante os deslocamentos entre as salas de aula e até mesmo entres escolas, pois o acesso e transporte de materiais didáticos ocorre com praticidade através da conectividade ali estabelecida, permitindo, inclusive, a retomada e prosseguimento das aulas a partir de onde foram pausadas.
Já para os diretores e coordenadores das unidades, os recursos permitirão um maior e melhor acompanhamento dos conteúdos e atividades ministradas pelos docentes.
Capacitação para professores
Para que o trabalho com as ferramentas ocorra de maneira efetiva, é necessário que os professores estejam capacitados para planejar as atividades. Assim, é indispensável que os educadores recebam formação para a inserção da tecnologia em sua prática pedagógica, atendendo suas necessidades formativas, sejam elas presenciais ou com foco em EaD.
Por esse motivo, a Divisão de Tecnologia Educacional, da Secretaria de Educação, vem realizando atendimentos e formações/atualizações constantes nos agentes da educação, para o uso da nova tecnologia em sala de aula.
A capacitação é vital para o bom funcionamento da plataforma, já que o monitor interativo conta com centenas de aplicativos disponíveis, abrangendo todas as áreas do conhecimento.