Santa Bárbara participa do movimento Lixo Zero

Publicidade _

O principal foco do evento foi a conscientização dos impactos causados em nossa sociedade pelo descarte incorreto de resíduos.

A semana do Lixo Zero ocupou a agenda dos santa-barbarenses nos dias 23, 24 e 25 de outubro para estudar um tema que precisa ser conscientizado: o descarte de resíduos. Uma ação da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, para promover o envolvimento da população no entendimento da pauta que é tema relevante entre as Cidades Inteligentes e Sustentáveis.

A finalidade do evento foi promover ações voltadas para a educação ambiental e o combate ao descarte irregular de resíduos no Município. Além disso, a programação contou com a participação dos alunos da rede de Educação, que se envolveram, no tema, em rodas de conversas e oficinas, proporcionando uma reflexão ambiental, no que refere aos danos causados ao meio ambiente local.

Semana Lixo Zero

A Semana Lixo Zero é uma plataforma mobilizadora segmentada por nichos que tem como objetivo empoderar e trazer soluções para que a meta Lixo Zero seja alcançada. Seu objetivo é mobilizar o maior número possível de organizações a realizar o evento, conscientizando as comunidades.

ODS

A semana do Lixo Zero está relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), de números 3 (Saúde e Bem Estar), 6 (Água Potável e Saneamento), 7 (Energia Limpa e Acessível), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), 12 (Consumo e Produção Responsáveis) 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima), 14 (Vida na Água) e 15 (Vida Terrestre). Estes ODS tratam, respectivamente, ‘    Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades,  Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos, Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos, Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis,  Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis,  Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos,  Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável e  Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

Publicidade