Seca faz usina suspender geração de energia em Rondônia

É a segunda parada total da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio

A Hidrelétrica de Santo Antônio é uma das maiores geradoras de energia do Brasil, mas os níveis de vazão do rio estão 50% abaixo da média histórica.
Publicidade _

A seca que atinge os estados da Região Norte levou à suspensão momentânea das atividades da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, em Rondônia.
O motivo é a baixa vazão do Rio Madeira que, segundo a empresa, foi tomada em alinhamento com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).

Em comunicado, a empresa disse que os níveis de vazão do rio estão 50% abaixo da média histórica.

A Hidrelétrica de Santo Antônio é uma das maiores geradoras de energia do Brasil.
Suas 50 turbinas têm potência instalada de 3.568 megawatts.
Em 2022, a Usina de Santo Antônio ocupou a quarta posição no ranking de geração de energia.

A medida atende aos limites operativos definidos na fase de projeto junto aos fabricantes, que estipulam parâmetros mínimos para operação segura das unidades geradoras.
Atualmente, como o Rio Madeira apresenta recorde de baixa vazão.

Assim, o desligamento visa preservar a integridade das unidades geradoras da hidrelétrica, por isso a operação foi temporariamente interrompida, informou a empresa.

Esta é a segunda vez que a hidrelétrica para totalmente as operações.
A primeira vez foi em 2014, durante a cheia histórica do Rio Madeira, um dos principais afluentes do rio Amazonas, que banha os estados de Rondônia e do Amazonas.
Segundo a empresa, mesmo nesta condição, o Rio Madeira permanecerá seguindo seu curso natural, “com passagem da vazão concentrada no Vertedouro Principal da usina, sem qualquer impacto em seu fluxo natural.”

Foto: Santo Antônio Energia

Publicidade