Na manhã deste domingo, sirenes chegaram a ser acionadas e a população foi evacuada
Por volta de 5h30 da manhã deste domingo foram acionadas sirenes em regiões de Brumadinho para indicar à população do risco eminente do rompimento de outra barragem, segundo informações do Corpo de Bombeiros. Equipes fazem neste momento a evacuação da comunidade próxima à barragem B6. Segundo o porta-voz da corporação, Pedro Aihara, a barragem possui água e fica próxima à barragem de rejeitos que rompeu nesta sexta-feira. Ela estaria sendo drenada deste ontem, para se evitar uma nova ruptura.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, apesar de a barragem ainda não ter sido rompida há o risco disso acontecer. O ponto de principal preocupação das equipes é a região do Parque da Cachoeira, onde existem cerca de 25 casas. Com o risco de rompimento de outra barragem, os trabalhos de busca pelas vítimas do desastre de sexta-feira foram temporariamente interrompidos e retomados nesta tarde, conforme informou o tenente-coronel Flávio Godinho, da Defesa Civil de Minas Gerais. Os trabalhos de busca estavam suspensos desde a madrugada deste domingo devido aos riscos de rompimento da barragem de número 6, localizada na mesma região.
A retomada das buscas foi possível após a drenagem de parte da água da barragem de número seis e a diminuição de risco de acidentes. “A barragem (seis) não oferece risco para as pessoas que moram na região, nem para os bombeiros que fazem as buscas”, explicou Godinho.
As pessoas evacuadas no início do dia já estão liberadas para retornar para suas casas, e as barragens continuarão sendo monitoradas.