A montagem de palanques no lado direito da Praça Tiradentes motivou o fechamento do tráfego de veículos neste lado da via e consequente transformação da via oposta, ao lado da Câmara Municipal, em local de mão dupla. O reflexo no tráfego e na mobilidade das pessoas nas imediações foi desastroso.
Durante uma semana o trânsito na Praça principal da cidade ficará assim, mesmo com todos os transtornos, possíveis danos causados ao acervo histórico, cultural e paisagístico do coração da cidade patrimônio da humanidade.
Neste período de montagem e desmontagem, ocorrem no local largada e premiação de atividades esportivas que recebem o apoio da prefeitura da cidade.
Nesta terça e quarta-feira (24), durante a última semana do período de férias, centenas de turistas trafegavam pelo centro da cidade ou por ela caminhavam, em meio a veículos, ônibus, motocicletas, operários, equipamentos e transeuntes do cotidiano da Praça Tiradentes.
Mas, se os turistas desejassem fazer uma foto a partir da Praça ou de seus atributos, ficava impossível devido aos transtornos à locomoção, segurança ou possibilidades de bons ângulos; tal o volume dos palanques em construção e a confusão do trânsito, com reflexos nas ruas próximas, salvo no período entre 6 e 8 horas da manhã.
Todos esses transtornos e empecilhos levaram ao encaminhamento à Promotoria de Patrimônio do Ministério Público Mineiro de carta de comerciantes que atuam na Praça Tiradentes, onde eles comunicam a situação, levantam possíveis danos e prejuízos e perdem averiguação e ação.
Durante o período de maior movimentação ou ao final das tardes, o fluxo do trânsito fica muito prejudicado, causando incômodos aos motoristas, principalmente aqueles que visitam a cidade pela primeira vez.
O quadro deve se agravar a partir desta quinta-feira (25) quando haverá fechamento da Rua Direita durante todo o dia para realização de trabalhos pelo SEMAE, nas redes de água e esgoto na ladeira da rua.
Os ônibus não circularão pela rua Vitorino Dias e os pontos de passageiros serão na Estação, Rua Homem de Melo, Feirinha e Terminal Barão de Camargos, palanques, transito,, na saída para Mariana.
Foto: Whatssap