Uma pedalada que promove muito mais que saúde, reforça a empatia pelo próximo

5ª edição do Pedal Solidário, um evento importante para Cachoeira do Campo, aconteceu neste domingo

Publicidade _

Realizada no último domingo, 05 de dezembro, em Cachoeira do Campo, a 5ª edição do Pedal Solidário é uma iniciativa de um grupo de amigos com intuito de arrecadar donativos para as famílias carentes do distrito e região. O evento contou estande de chopp, uma Kombi com hambugueres e macarrão, além de frutas, suco e água para os participantes. A banda Lottus animou o público com clássicos do rock e pop rock.

Fernanda Peixoto, uma das organizadoras do evento, contou que o primeiro foi realizado em dezembro de 2017 e sempre acontece no final do ano. São arrecadados donativos e doados às famílias carentes, tendo como prioridade as de Cachoeira do Campo e, depois, os demais distritos. “Somente esse ano foi cobrado um valor simbólico de R$ 20 reais para comprar cestas básicas, mas em outras edições cada participante trazia uma doação, como fralda geriátrica, brinquedo, material escolar, higiene pessoal e alimento. Nós fazemos a entrega dos donativos por meio do Cras, que possui o cadastro das famílias e fazemos por ordem de prioridade”.

Segundo Fernanda, neste ano houve uma procura de patrocinadores, o que a deixou muito feliz. “Não teve como não fazer, já virou tradição e a aceitação é muito boa. Com o patrocínio, conseguimos pagar e fazer um evento lindo, atraindo mais pessoas e arrecadando mais. Sempre buscamos nossos parceiros aqui de Cachoeira e, quando não dá, chamamos os de fora da região. Quero agradecer os patrocinadores, o apoio da prefeitura que cedeu o espaço e quem comprou a ideia e nos ajudou a fazer esse evento grande”.

Regina Braga, prefeita interina, destacou o quão especial foi ver esse evento. “Isso é festa, alegria, saúde, solidariedade. A cada ano mais empresas patrocinando, a Prefeitura presente, cedendo o espaço e o som, e com a presença da Defesa Civil de Ouro Preto em todo o evento. É um orgulho e parabenizo a todos os envolvidos”.

Samuel Pimentel foi acompanhado da esposa e filha e contou sua experiência. “Foi muito bom. Sou iniciante e deu para acompanhar e me incentivou a continuar a pedalar e participar no próximo pedal”. Sua esposa Larissa Ferreira foi no caminhão reboque junto com a filha e falou da estrutura do evento. “Foi extremamente organizado, muito bem pensado. Tinha carro de apoio para quem não desse conta, água liberada para todos os participantes, parada para o lanche, foi perfeito”.

Júlio César Machado já pedala há quatro anos e participa desde a primeira edição. “Foi muito bacana porque reúne o público de todas as idades, atletas profissionais e amadores, sem contar que ajuda as famílias que precisam. Foi muito bem organizado, a equipe dá todo o apoio, além de incentivar outras pessoas a pedalar”.

Fotos: Ane Souz

Devido à pandemia, essa 5º edição foi limitada a 250 participantes, que vieram de todo canto, como Conceição do Mato Dentro e Conselheiro Lafaiete. Tiveram atletas de todas as idades e não há restrições, o único critério é ter uma bicicleta e um capacete. As crianças que sabiam pedalar foram acompanhando os pais pelo percurso de aproximadamente 14 km. Também foi feito um termo de responsabilidade, no qual cada atleta assinou atestando sua capacidade e aptidão para participar.

A equipe organizadora são os amigos: Fernanda Peixoto, Anderson Matos, Franklin Dias, Josiane Diniz e a Cida Peixoto.

Quem quiser conhecer mais do Pedal Solidário, acesse o Instagram: @pedalsolidariomg.

Publicidade