Vereadores cobram mais agilidade do executivo nas ações de combate à Covid-19

Prefeito de Barão de Cocais, Décio dos Santos, criticou a omissãqo do governo federal em relação a falta de diretrizes para o enfrentamento da pandemia, durante reunião com os edis.
Publicidade _

Ontem (24), os vereadores de Barão de Cocais se reuniram com o prefeito Décio dos Santos, com o objetivo de buscar respostas e propor soluções para o enfrentamento da pandemia no município. A instalação de um hospital de campanha, a ampliação dos leitos e a implementação de unidades de Centro de Terapia Intensiva (CTI), foram algumas das pautas levantadas pelos parlamentares.

Os vereadores acreditam que é necessário trabalhar para conter a transmissão da Covid-19 e que é preciso aumentar o número de responsáveis para fiscalizar o cumprimento da Lei aprovada pela Câmara Municipal, que permite a aplicação de multa para os cidadãos que não utilizarem a máscara facial. De acordo com o prefeito, o processo de contratação de mais fiscais já está em andamento. Além disso, os parlamentares solicitaram a viabilidade deles oferecerem máscaras e álcool em gel para a população durante as abordagens.

Outra solicitação feita pelos representantes da Câmara Municipal é para intensificar a fiscalização nos alojamentos das empresas mineradoras, instalados em Barão de Cocais. Os parlamentares reforçaram a necessidade de reduzir a movimentação nas grandes empresas, assim como foi feito no comercio local.

Publicidade
_

Os vereadores pediram para ampliar a sanitização dos ambientes da cidade, e solicitaram a distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs) para funcionários públicos. Eles também querem que haja melhor comunicação com a população sobre a pandemia.

“Nós estamos saindo daqui com encaminhamentos propostos pela Câmara Municipal solicitando ao prefeito que tome providências rígidas e severas com relação às empreiteiras aqui em Barão de Cocais, principalmente nos alojamentos” afirma o vereador e presidente da Comissão de Saúde, Dr. Washington. O parlamentar reforça que as outras demandas serão encaminhadas para a Secretaria de Saúde para evitar que sistema de saúde do município entre em colapso.

Prefeito criticou negacionismo no uso da máscara por cidadãos do município.

O prefeito Décio Geraldo dos Santos, pontuou que apesar do hospital de campanha ser uma boa iniciativa, a sua implementação não é uma tarefa simples. O município precisará de insumos e mão de obra qualificada para atender a demanda. O prefeito também reafirmou a importância da aplicação de multas para quem descumprir as normas do município. “Nós vamos colocar mais profissionais na rua, para poder fiscalizar uma coisa básica, que é o uso de máscara. Máscara é uma coisa muito básica para as pessoas serem tão negacionistas e não usarem”, conclui.

O prefeito ainda criticou a omissão do Governo Federal em relação à falta de uma diretriz para formalizar as ações de combate à pandemia e afirmou que mobilizou 18 prefeitos para tomarem decisões em conjunto e reforçou a importância das vacinas para resolver a situação do município.

Vale lembrar que na semana passada, a Câmara Municipal aprovou a inserção de Barão de Cocais, no Consórcio Público responsável pela compra de vacinas e insumos. De acordo com Décio, ainda não há previsão para a aquisição de vacinas por meio do consórcio.

A Câmara Municipal recebeu da Secretaria de Saúde a lista de pessoas que já foram vacinadas no município, com o objetivo de verificar se há alguma irregularidade. Ao final do encontro, os parlamentares firmaram o compromisso de se reunirem com a equipe da Secretaria de Saúde e com as empresas, para cobrarem um apoio efetivo no cumprimento das normas de segurança. Além disso, será marcada uma reunião online com diferentes lideranças do município como igrejas, associações de moradores e comercial com o objetivo de sistematizar as ações no município.

Também participaram da reunião o presidente da Câmara João Lima, e os vereadores Adriano Santos, Fabrício Preto, Figueiredo, João Resende, Nezinho, Paulinho da Ong e Rafael Tcheba. Os parlamentares Glaução do Trecho e Tico também participaram do encontro de forma remota.

Publicidade