Vereadores visitam barragem da Vale em Antônio Pereira. Ela foi interditada

Vereadores visitaram, observaram e Vale garantiu que seu sistema de segurança de barragens faz controles. Barragem do Doutor foi interditada pela Justiça, 24h após a recepção da empresa a vereadores ouro-pretanos. Foto: CMOP
Publicidade _

Nesta semana, uma Comissão de Vereadores ouro-pretanos, composta pelo presidente da Câmara, Juliano Ferreira (MDB), e pelos vereadores Vantuir Silva (SD) e Regina Braga (PSDB), visitou à barragem de Doutor, da Vale, no distrito de Antônio Pereira. O objetivo foi conhecer a estrutura e os métodos de segurança empregados pela mineradora nessa barragem.
.
O presidente da Câmara, Juliano Ferreira (MDB), destacou que “é imprescindível que nesse momento tenhamos o máximo de informações possíveis sobre essa questão das barragens, não só dos riscos, mas também de como são construídas e de como é feito o monitoramento, para entendermos melhor os processos”.

A barragem de Doutor utiliza um método diferenciado dos que eram realizados nas barragens de Fundão e Brumadinho. Nessa barragem, a empresa utiliza o ‘método de alteamento na linha de centro’.

Nesta sexta-feira (15) a Justiça de Ouro Preto interditou as atividades na barragem de Doutor, devido ao processo acelerado de alteamento, assim como as barragens de Natividade e Timbopeba, todas da Vale e localizadas no distrito de Antônio Pereira.
A decisão foi tomada pela Segunda Vara Civil da Comarca de Ouro Preto. Cerca de 5000 pessoas vivem no distrito.

Publicidade