Vice-presidente de Pessoas da Vale afirma que diversidade é uma alavanca na atração de talentos para a mineração

São oito mil mulheres a mais nos últimos cinco anos.

Marina Quental destaca em evento como a pluralidade e a inclusão contribuem para a construção de uma empresa mais segura, inovadora e sustentável.
Publicidade _

Em um painel na Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM) nesta quarta-feira (11), em Belo Horizonte, a vice-presidente de Pessoas da Vale, Marina Quental, destacou o papel essencial que diversidade representa para o negócio da empresa, potencializando a inteligência coletiva e a capacidade de trazer soluções inovadoras e sustentáveis para a mineração e para a sociedade.

“Diversidade é um tema que deve ser discutido por toda a sociedade. Quem não quer viver em um mundo onde todos são ouvidos e respeitados? Em uma empresa feita pelas pessoas e para as pessoas, com ambientes inclusivos onde elas possam se desenvolver e ser quem elas são, a produtividade é uma consequência natural.

Queremos oferecer protagonismo a todos”, afirma.
Durante a roda de conversa com Carla Wilson, gerente geral da BHP Brasil, Eduardo Magalhães Barbosa, diretor de RH, TI e Suprimentos na Kinross, Sérgio Mileipe, diretor de Operações na Samarco e Sara Murssa, diretora de Pessoas e Organização na Anglo American Brasil, Quental debateu sobre como as empresas são peças-chave para a construção de uma sociedade mais justa e contou como foi a jornada de transformação da Vale de 2019 até os dias atuais.

“Começamos reestruturando o sistema, os processos. Focamos em recrutamentos, investimos em capacitações, criamos programas de aceleração de carreira. Outra importante iniciativa da Vale foi aprimorar o seu Canal de Denúncias e criar o Canal de Acolhimento, reafirmando a não tolerância ao assédio e a discriminação”, ressalta.

A Vale estabeleceu a meta de dobrar a representatividade de mulheres na força de trabalho até 2025 (de 13% para 26%) e está com 25%.
São oito mil mulheres a mais nos últimos cinco anos.
Outro compromisso público da empresa é o de alcançar 40% de negros em posições de liderança (coordenadores e acima) até 2026. Hoje, já são mais de 36%.

Diversidade na Vale

Desde que assumiu o compromisso de ampliar a representatividade de gênero, em 2019, a Vale tem focado na atração, retenção e valorização das mulheres por meio de ações afirmativas e com oportunidades de crescimento na carreira.
Este trabalho vem sendo combinado com o fomento da inclusão, buscando promover um ambiente de respeito, de segurança psicológica e com oportunidades equânimes, onde todas as pessoas possam se desenvolver e ser quem elas são.

A empresa também busca elevar a conscientização na temática LGBTI+ e reforçar o respeito à orientação sexual e identidade de gênero.
Entre suas diversas iniciativas estão a inclusão de benefícios no plano de saúde dos empregados (hormonioterapia para transição de gênero e as cirurgias do processo transexualizador) e o investimento em letramento e campanhas internas e externas.

Atuando com foco em acessibilidade, a Vale mapeia e sistematiza os principais obstáculos que possam dificultar a promoção de uma experiência de trabalho equânime para pessoas com deficiência, com foco no desenvolvimento de carreira e em um ambiente livre de capacitismo.

A adoção de práticas, políticas e processos inclusivos, de desenvolvimento de carreira, treinamentos contra assédio, discriminação e preconceito e recrutamentos inclusivos, demonstram que a Vale segue comprometida em promover espaços nos quais todas as pessoas se sintam respeitadas e tenham suas vozes e ideias valorizadas.

EXPOSIBRAM

A EXPOSIBRAM é considerada uma das maiores exposições de mineração da América Latina e acontece bianualmente.

No evento estão representadas as principais mineradoras com atuação global e grandes fornecedores de produtos e serviços.

As principais tendências em tecnologia, equipamentos, softwares e outros produtos ligados à indústria mineral vem sendo apresentadas e debatidas, além de dados sobre investimentos e gestão.

Foto: Take4

Publicidade