Webinar das Cidades Digitais da Região de Ouro Preto reúne quase 60 Prefeituras

Gerente da Rede Representante do Ministério da Economia apresentou políticas públicas disponíveis para transformação digital dos municípios.
Publicidade _

As Prefeituras da região central de Minas Gerais estão investindo em tecnologia visando tornar os serviços públicos mais eficientes e próximos do cidadão, diante da pandemia que vem acelerando a transformação digital das administrações municipais. Foi o que destacaram prefeitos e gestores que participaram na manhã desta terça-feira (30) do Webinar das Cidades Digitais da Região de Ouro Preto para compartilhar as inovações implantadas nas localidades.

Representantes de quase 60 municípios acompanharam o evento promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) que apresentou que trouxe as ações de modernização das Prefeituras de Conselheiro Lafaiete, Ouro Preto e Santa Bárbara, soluções e as políticas públicas disponíveis no Ministério da Economia que podem auxiliar os municípios desse processo para tornar as cidades mais conectadas e inteligentes. “Não dá mais para se administrar sem o uso da tecnologia. Por isso este evento para compartilhar informações e conhecimentos que possam auxiliar os municípios neste momento”, resume o diretor da RCD, José Marinho.

Para o gerente da Rede Gov.br na Secretaria de Governo Digital, do Ministério da Economia, Régis Oliveira,, a transformação digital passa pela aplicação de tecnologia aliada à mudança de comportamento, tornando a máquina pública mais confiável e aberta, integrando dados e aplicando inteligência nos serviços prestados.
Oliveira explica que ferramentas como login único e prova de vida digital estão disponíveis, além da oferta de programas de capacitação em conjunto com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e apoio técnico através da Rede Gov.Br.

Santa Bárbara atua com a aplicação do Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação no Município. Foto: mundo dos inconfidentes

O prefeito de Santa Bárbara, Alcemir Moreira, destaca a criação do Plano Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e implantação de aplicativos para facilitar o acesso da população aos serviços públicos e a adoção de câmeras de monitoramento através o projeto Olho Vivo. “O que garantiu mais segurança, principalmente, no centro na cidade diminuindo em 99% as ocorrências”, enalteceu o prefeito.

Outro município mineiro que vem investindo na modernização das secretarias é Conselheiro Lafaiete. Conforme ressaltou o prefeito Mário Marcus, no município de 130 mil habitantes está em fase de implantação o georreferenciamento e a revisão das legislações municipais.
Ouro Preto trabalha para implantar o seu primeiro hub de inovação visando diversificar a economia local e geração de emprego e renda, segundo o secretário de Governo da Prefeitura, Felipe Guerra. Atualmente, destaca o secretário, apesar da mineração ainda representar 70% da arrecadação de impostos, o Turismo e o setor de serviços são que mais empregam na cidade, seguido das empresas de tecnologia

O Webinar das Cidades Digitais da Região de Ouro Preto teve a parceria da S. Clara Comunicação, Banco de Preços, Sonner, 1Doc e Valid, e o apoio da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Piranga (AMAP).

Publicidade