Coletivo lança cadastro para difusão de poesias em todo território nacional

As inscrições para o cadastramento podem ser feitas até o dia 24 de março. Os representantes contarão com orientações e apoio institucional da Transvê Poesias, coletivo criado por alunos da UFOP

Coletivo lança cadastro para difusão de poesias em todo território nacional
Fotografa - Íris Zanetti
Publicidade _

Com o intuito de expandir a rede de colaboradores para promover a poesia contemporânea brasileira, a Transvê Poesias lançou o Cadastro de Representantes Locais 2024. Esta iniciativa consiste em uma Rede Nacional de Intervenções Poéticas que oferece Oficinas Literárias e recursos para a produção cultural em todo o país, visando a disseminação da poesia. Fundada por estudantes da UFOP, a rede já conta com mais de 2 mil participantes ativos distribuídos pelos 26 estados brasileiros e 113 municípios.

As inscrições para o cadastro podem ser feitas até o dia 24 de março por meio de um formulário eletrônico. Pessoas físicas, coletivos, academias de letras, escolas, ONGs e demais interessados em promover o projeto em suas localidades são bem-vindos a se inscrever. Os cadastrados receberão orientações e apoio da Transvê Poesias para a realização das intervenções poéticas programadas de 13 de abril a 13 de novembro.

Com uma década de existência, a Transvê tornou-se uma rede nacional graças às parcerias estabelecidas em prol da difusão da arte e da poesia. A Quarta Intervenção Poética Nacional, com o tema “10 Anos Transvendo o Brasil”, será realizada em todo o território nacional, incluindo o Distrito Federal.

Segundo Anderson Valfré, coordenador geral do projeto, o objetivo das intervenções poéticas é sensibilizar o dia a dia por meio de versos que buscam poetizar as ruas e convidar as pessoas a enxergar o mundo de forma diferente. “O evento representa a união de pessoas e instituições, incentivando a circulação de bens culturais por todo o país. Durante as intervenções urbanas, iremos distribuir poemas em garrafas gratuitamente, ampliando o acesso à leitura, à escrita e à consciência ambiental”, destaca Valfré.

No ano passado, o professor de filosofia Denis Baldo representou a iniciativa durante a intervenção poética na Escola Estadual Cônego Braga, em Monsenhor Horta, distrito de Mariana. Denis relata que o projeto contou com a participação ativa da gestão escolar, dos professores e dos alunos, resultando em uma experiência gratificante para todos os envolvidos. “Ao recortar e colar os poemas nas garrafas, as pessoas liam e se emocionavam”, compartilha o professor.

Confira o vídeo da intervenção poética realizada em Ouro Preto: https://www.youtube.com/watch?v=z29S9b0Sx1Q

Link com o Edital para representantes locais: https://drive.google.com/file/d/1SqeSfV0lQqEp58JBWypkKM2DF4eRJd42/view?usp=sharing

Link do Formulário de Inscrição para representantes locais:  https://forms.gle/Dy57uBraVS5k37417

Publicidade