Entre os dias 21 a 24 de novembro, o Coral Canarinhos de Itabirito estará na cidade de São Paulo para uma turnê artística e cultural.
O grupo que já esteve em outros locais do estado e do país, desembarca na capital paulista pela primeira vez e terá uma agenda de apresentações gratuitas para a população.
A escolha de levar o grupo para São Paulo não foi por acaso. Maestro e Diretor Artístico do grupo, Éric Lana, ressalta a importância que a cidade possui para a cultura brasileira, sendo um local de referência nas produções e programas de educação artística no país.
“Esperamos que esta turnê proporcione um intercâmbio cultural enriquecedor, tanto para os coralistas, que terão contato direto com a cena cultural paulista, quanto para o público, que poderá conhecer a tradição do nosso trabalho coral em Minas Gerais”.
Passaredo é o nome da turnê que marca também os 51 anos da instituição.
No repertório, músicas nacionais e internacionais, que contemplam o universo do sagrado, da cultura brasileira e obras representativas do canto coral.
“Pretendemos representar, tal como em um passaredo, a união de raças, cores, cantos e culturas proporcionando ao público um encontro com a música, gestos e elementos que prometem encantar e emocionar”, afirma o maestro.
Dentro da programação, os coralistas farão apresentações e terão a oportunidade de conhecer locais importantes da cidade.
O ponto alto será a celebração e concerto na Catedral Metropolitana da Sé, na sexta-feira (22), dia em que é celebrada Santa Cecília, padroeira dos músicos.
Experiências transformadoras através da música
Os jovens cantores do Coral Canarinhos de Itabirito frequentam gratuitamente os programas educacionais da instituição com aulas, ensaios, concertos e vivências diversas.
A realização da turnê cumpre também a missão do projeto de proporcionar experiências únicas.
Expectativas
Marianne Muniz, 15 anos, ressalta a sua expectativa para vivenciar mais um momento especial com os colegas.
“Vamos conhecer novos lugares, fortalecer vínculos, além de poder mostrar o nosso trabalho para mais pessoas, gerando mais oportunidades para o nosso coral”.
Os familiares dos cantores reforçam os benefícios que viajar com o grupo pode trazer aos filhos.
“Será um momento de consolidar a autonomia, responsabilidade, além de vivenciar a história, cultura e costumes de outra cidade. Estamos muito felizes pela participação do nosso filho”, afirma Claudiane Moreira, mãe do Canarinho Murilo, de 11 anos.
Foto: Eduardo Bento