Ouro Preto espera público recorde na Semana Santa 2025 com cobertura nacional inédita

Religiosidade em Minas

Com procissões centenárias e os famosos tapetes de serragem, evento une devoção e cultura em transmissão pioneira para todo o país
Publicidade

Ouro Preto se prepara para receber um dos maiores públicos da história, com uma estimativa de 60 mil pessoas, entre moradores e turistas, para a Semana Santa de 2025.
O evento, que é um dos maiores símbolos religiosos e culturais da cidade, será realizado entre os dias 5 e 20 de abril e contará com uma cobertura inédita ao vivo de grandes canais católicos.
A TV Aparecida transmitirá o Sermão do Encontro no Domingo de Ramos, 13 de abril.
Já a Rede Vida fará a exibição exclusiva do Descendimento da Cruz na Sexta-feira da Paixão, 18 de abril.

As celebrações na cidade envolvem procissões, a confecção dos tradicionais tapetes de serragem, missas e outros ritos sagrados.
Promovida pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, em parceria com a Irmandade do Santíssimo Sacramento de Antônio Dias, Paróquia Nossa Senhora do Pilar e Prefeitura de Ouro Preto, a Semana Santa de 2025 convida todos a vivenciarem os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Cristo.

Este ano, a Semana Santa será marcada por um chamado especial: os fiéis serão convidados a se tornar Peregrinos da Esperança, inspirado pelo Jubileu convocado pelo Papa Francisco.

Cobertura

O secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta, ressalta a importância da divulgação da Semana Santa de Ouro Preto em âmbito nacional.
“Tivemos a oportunidade de participar do programa Minas Santa e esperamos colher os frutos dessa divulgação especial da nossa programação. De maneira inédita, a Semana Santa contará com transmissões ao vivo em redes religiosas como Rede Vida, TV Aparecida, TV Catedral e também na Rede Globo”.

Entre os pontos altos das celebrações, destaca-se a Procissão do Encontro, no Domingo de Ramos, quando as imagens de Nossa Senhora das Dores e de Nosso Senhor dos Passos se encontram na Praça Tiradentes.
A Via Sacra encenada, na Segunda-feira Santa, percorre as ruas de Ouro Preto com a participação da Comunidade Católica Shalom.
Na Quarta-feira Santa, a cidade revive a tradição do Ofício das Trevas, uma celebração única à noite, com a igreja iluminada apenas por velas.

Na Sexta-feira da Paixão, a tradicional Procissão do Enterro percorre as ruas da cidade, com a retirada da imagem de Cristo da cruz e o cortejo fúnebre.
O dia também será marcado pela confecção dos famosos tapetes de serragem, onde moradores e turistas se unem para criar belos cenários pelas ruas, que serão percorridos pela Procissão da Ressurreição.

O Domingo de Páscoa encerra as celebrações com a Procissão do Santíssimo Sacramento, que percorre os tapetes, simbolizando a alegria e a renovação da Ressurreição de Cristo.
“São muitas pessoas envolvidas na realização deste grande evento, e agradecemos à Prefeitura e a todos os colaboradores que tornam essa celebração possível”, finaliza Flávio Malta.

Mais informações:

A programação completa, o trajeto das procissões e os horários das confissões podem ser conferidos no site da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo: https://www.ouropreto.mg.gov.br/turismo/evento/767

Outras celebrações

Além das cerimônias principais, a Semana Santa também será marcada por eventos especiais em diversos pontos religiosos de Ouro Preto.

As igrejas de Nossa Senhora de Nazaré, Santa Efigênia, Cristo Rei e Pilar também realizarão celebrações.

Cada igreja terá missas, procissões e momentos de oração que complementam as atividades da Semana Santa.

Foto: Gil Leonardi

Publicidade