No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta quarta-feira (02), a Prefeitura de Ouro Preto inaugurou a Sala de Integração Sensorial.
O espaço foi criado para acolher crianças entre 4 e 12 anos diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou deficiência intelectual.
O prefeito Angelo Oswaldo e a vice-prefeita Regina Braga estavam presentes.
Atualmente, a Secretaria de Saúde possui um convênio com o Centro Especializado em Reabilitação (CER) para atender a demanda do município, no entanto, existe uma fila de espera aguardando por vagas.
“Tem crianças que esperam mais de um ano para conseguir o atendimento no CER, então criamos esse espaço para acolhimento e acompanhamento”, explicou o secretário de Saúde, Leandro Moreira.
Localizada na Policlínica, no bairro São Cristóvão, a Sala Sensorial é um espaço de transição que oferece uma variedade de estímulos sensoriais controlados ao paciente, até que a vaga definitiva no CER seja efetivada.
Ela é equipada com dispositivos como balanços, almofadões, luzes e texturas diversas, proporcionando um ambiente seguro e estruturado para a prática de terapia.
Foto: Neno Vianna