
A Vale anunciou nesta quarta-feira (26/3) um acordo com a Wabtec Corporation (NYSE:WAB) para adquirir 50 novas locomotivas da série Evolution para a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e a Estrada de Ferro Carajás (EFC).
A aquisição é outro passo na iniciativa de modernização da frota e no programa de descarbonização para melhorar a eficiência e reduzir as emissões de suas operações ferroviárias, disse a Vale.
As locomotivas serão produzidas na fábrica da Wabtec no Brasil, na cidade de Contagem e começarão a ser entregues em 2026.
“A Vale fez a escolha por locomotivas que têm desempenho consolidado no mercado e que estão alinhadas com o foco da empresa em sustentabilidade, eficiência e segurança. O plano de renovação e modernização da frota da EFVM e EFC tem como premissa contribuir para o futuro da descarbonização no setor ferroviário”, afirma Carlos Medeiros, Vice-Presidente de Operações da Vale.
O plano de renovação da frota da Vale inclui a integração de 36 locomotivas EVOBBW da Wabtec na EFVM e 14 locomotivas ES58Aci (foto acima) da Wabtec na operação da EFC.
Estas locomotivas estão entre as mais modernas do mercado e poderão operar com uma maior mistura de biodiesel, o que reduzirá as emissões de gases de efeito estufa.
Testes
A Vale e a Wabtec planejam realizar testes para avaliar a possibilidade de aumentar essa porcentagem de biodiesel no futuro.
“Estamos orgulhosos de apoiar a Vale e nossos clientes com tecnologias avançadas que reduzem as emissões de CO2 e promovem a eficiência operacional”, disse Danilo Miyasato, Presidente e Líder Regional da Wabtec LATAM.
“A Wabtec está na vanguarda da inovação e comprometida com a descarbonização e maior eficiência no setor ferroviário. Estamos investindo em tecnologias inovadoras e sustentáveis e no desenvolvimento de motores que utilizam combustíveis alternativos, para um futuro de transporte ferroviário com zero emissões.”
Eficiência Operacional e Redução de Emissões
A família de locomotivas da série Evolution está equipada com tecnologia avançada de motores a diesel, trazendo ganhos significativos em eficiência operacional por meio de economia de combustível e intervalos de manutenção mais longos, e consequentemente, menores custos de manutenção.
São equipadas com motores de tração AC, os quais proporcionam mais de 50% de melhoria na capacidade de tração.
Já em operação na Estrada de Ferro Carajás, este modelo agora fará parte da frota da Estrada de Ferro Vitória a Minas.
Este modelo também permite avanços no programa de descarbonização da EFVM.
De acordo com o fabricante, em comparação com o FDL, o modelo da série Evolution proporciona até 6% de redução no consumo de combustível e nas emissões de CO2, possibilitando a transição para combustíveis alternativos no futuro.
Finalmente, com cabines mais amplas, essas locomotivas garantem ergonomia e conforto, além de uma localização de fácil acesso para os sistemas a bordo, facilitando a manutenção.
Foto: Divulgação Vale