Casa de Música de Ouro Branco realiza Festival Matias de Oliveira Pinto e reúne violoncelistas de vários países em Minas

Músicos nacionais e internacionais

A décima primeira edição homenageia a memória do violoncelista Matias de Oliveira Pinto e conta com concertos em Ouro Branco, Ouro Preto e Belo Horizonte, além de master classes, palestras, oficinas e concurso. Conheça a programação.
Publicidade

A Casa de Música de Ouro Branco realiza, de 12 a 19 de abril de 2025, a décima primeira edição de seu festival de Violoncelos que, a partir deste ano, passa a se chamar Festival Matias de Oliveira Pinto.

Matias foi o idealizador e diretor artístico do evento e nos deixou precocemente este ano.

“Vamos celebrar a história e a memória de Matias. Mais que o nome, dedicaremos a ele esta e todas as edições”, afirma Kênia Libanio, coordenadora do festival e amiga do violoncelista.

A programação inclui concertos, palestras, master classes e oficinas. O festival recebe músicos de várias partes do mundo, como França, Espanha, Itália, Colômbia, Japão, Suíça e Alemanha. “Matias sempre se preocupou com esse intercâmbio entre os países, ele fazia questão tanto de trazer músicos de outras nacionalidades, quanto de tentar viabilizar os estudos de alunos brasileiros no exterior. Por isso nosso festival se tornou tão diversificado, sempre com a música como linguagem universal”, explica Kênia.

O festival recebeu 78 inscrições de violoncelistas com idades entre 13 e 33 anos, de várias cidades do Brasil e de outros países, como Chile e Alemanha.

Participações

Participam músicos como os violoncelistas Márcio Carneiro (Brasil/Suíça), Kayami Satomi, Eduardo Swerts, Fábio Presgrave, Hugo Pilger, Maria Eduarda Canabarro, Nuria Rosa Muntañola (Espanha), Victoria Saldarini (Itália), Thibaut Reznicek (França), Milene Jorge Aliverti, Elise Pittenger, Vana Bock, Carlota Giordanelli (Colômbia), Lauro Lira, Jeanne-Catherine Wecker (Alemanha), Priscila Varela, Isaac Andrade, Gabriel Gonçalves e as pianistas Risa Adachi (Alemanha/Japão) e Thelma Lander.

Além disso, esta edição presta outra homenagem com o Concurso Nacional de Violoncelo Antonio Meneses. Um dos violoncelistas mais célebres de sua geração, Meneses faleceu no ano passado. Em 2023 ele participou do festival em Ouro Branco. O concurso tem como objetivos criar oportunidades de performance para jovens violoncelistas. O primeiro lugar receberá a quantia de 500 euros, doados pela família de Antônio Meneses.

Nova sede da Casa de Música

O Festival Matias de Oliveira Pinto também inaugura uma nova história da Casa de Música de Ouro Branco. Pela primeira vez, sua nova sede recebe concertos. Com cerca de 3.000 m2, o projeto leva a assinatura de um dos principais arquitetos do Brasil, Gustavo Penna. O prédio conta com salas de aulas, biblioteca, espaço multiuso, auditório com 250 lugares, espaço para ensaios e concertos, e, principalmente, para o ensino. Uma parte já da nova Casa já está em funcionamento, mas há espaços que ainda aguardam a finalização das obras para poderem funcionar.

Programação

A programação terá início sábado 12 de abril, sábado, às 19h, na nova sede da Casa de Música, em Ouro Branco, quando se apresentam ensembles de violoncelos: duos, trios, quartetos e octetos. Sobem ao palco Eduardo Swerts, Isaac Andrade, Robson Fonseca, Lucas Barros, William Neres, Isabela Sousa e Jennifer Cunha – violoncelistas convidados da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e alunas da Casa de Música de Ouro Branco e Universidade do Estado de Minas Gerais.

No domingo, 13 de abril, têm início as master classes e oficinas e a segunda fase do concurso Antônio Meneses. À noite, na mesma hora e local do dia anterior, um recital traz os violoncelistas Thibaut Reznicek, Victoria Saldarini, Elise Pittenger, Maria Eduarda Canabarro, Núria Montañola, Isaac Andrade, Carlota Giordanelli, com acompanhamento da pianista Risa Adachi.

A segunda-feira, 14 de abril, já se inicia com ensaio do ensemble de violoncelos dos alunos e master classes. Às 19h será realizado, também na Casa de Música, um recital da fase final do Concurso Antônio Meneses. Também neste dia, os inscritos participam de uma oficina de Violoncelo barroco com o músico francês Thibaut Reznicek.

Homenagem

O destaque da terça-feira, 15 de abril, é a homenagem a Matias de Oliveira Pinto. Às 19h será realizada uma roda de conversas com depoimentos, histórias e tributos ao violoncelista, com a participação de diversos músicos e amigos. Na ocasião, um ensemble de professores do festival apresenta algumas das composições prediletas de Matias, como a Sarabande da Suíte em ré maior para violoncelo solo de J.S. Bach, arranjada pelo violoncelista, Diez melodías Vascas: Elegiaca, de J. Guridi e Bachiana Brasileira nº1, de Villa-Lobos.

Quarta-feira, 16 de abril, às 20h, como já é tradição, o festival estende a sua programação a Ouro Preto. No Teatro Municipal – Casa da Ópera, se apresentam os violoncelistas Thibaut Reznicek, Hugo Pilger, Kayami Satomi, Márcio Carneiro, Eduardo Swerts, Victoria Saldarini, Isaac Andrade e a pianista Risa Adachi. Antes do concerto, em Ouro Branco, o músico e professor Abel Moraes oferece o workshop Violoncelo e Cérebro 2.0: Hackeando um computador de 100.000 anos.

Na quinta-feira, 17 de abril, o ensemble de alunos segue os ensaios. Na parte da tarde também continuam as master classes. À noite, novamente na Casa de Música, o concerto de violoncelos traz um repertório especial para a programação, com obras como Corrente de Xangô, de Paulo Costa Lima, e Peças para três violoncelos, op. 104, de Friedrich Dotzauer.

Fim de semana

A programação da sexta-feira, 18 de abril, traz um concerto às 15h, na Casa de Música, com músicos espanhóis, franceses e brasileiros. No repertório, obras como Mensajes del Agua, de Andrea Casarrubios, Suíte em ré maior para violoncelo solo, de J. S. Bach e Pequena Suite para violoncelo solo, de Franklin Martins, além de Danças Afroamericanas para violoncelo e violão de 7 cordas, obra composta por Marcos Silva-Santos, violonista e regente da Jovem Orquestra de Ouro Branco.

Às 19h, também na Casa de Música, é hora de celebrar o Festival Matias de Oliveira com o concerto de encerramento, quando tradicionalmente se apresenta o Ensemble de Violoncelos formado por alunos e professores. A coordenação do grupo é do violoncelista Kayami Satomi. No repertório, obras de Georg Haendel, Pablo Casals, J.S. Bach, Jacob Collier e outros.

No sábado, 19 de abril, o Ensemble de Violoncelos realiza outro concerto de encerramento, desta vez em Belo Horizonte, no MMGerdau – Museu das Minas e do Metal, às 19h, na Praça da Liberdade. O repertório é o mesmo do dia anterior.

A entrada para todos os concertos é gratuita.

Programação completa

12/04 – Sábado

Horário: 19h

Local: Nova sede da Casa de Música de Ouro Branco

Av. Mariza de Sousa Mendes, 2565- Bairro Inconfidentes

Coordenação: Eduardo Swerts

Músicos: Robson Fonseca, Lucas Barros, William Neres e Isaac Andrade, Isabela Sousa e Jennifer Cunha.

Programa

Johann Sebastian Bach | Ária da Suíte para orquestra no 3, BMW 1068 (arr. W. Thomas- Mifune)

Johann Sebastian Bach | “Es werden viele zu mir sagen”, BWV 45 (arr. P. Lang)

Frédéric Chopin | Largo B.109 em mi bemol maior (arr. O. Mandozzi)

Edvard Grieg | Sarabande da Suíte Holberg op. 40 (arr. G. Seymour)

Maurice Ravel | Pavana pour une Infante Défunte (arr. B. Manger)

Charles Stanford | The Blue Bird, op. 119 no 3 (arr. O. Mandozzi)

Norbert Studnitzky | Variações sobre “A Truta”

Georg Goltermann | Serenade op. 119, no 2

Wilhelm Fitzenhagen | Ave Maria, op. 41

Sebastián Yradier | La Paloma (arr. Sven Skold)

13/04 – Domingo

Horário: 19h

Local: Nova sede da Casa de Música de Ouro Branco

Av. Mariza de Sousa Mendes, 2565- Bairro Inconfidentes

Programa

Gyorgy Ligeti | Sonata para violoncelo solo

Thibaut Reznicek

Giovanni Sollima | Lamentatio para violoncelo solo

Victoria Saldarini

Paulo Costa Lima | Yemenjá

Elise Pittenger

Oswaldo Lacerda | Choro Seresteiro

Elise Pittenger e Maria Eduarda Canabarro

Gabriel Fauré | Elegia, op. 24

Isaac Andrade e Risa Adachi

Amaral Vieira | Elegie e Burlesca, op. 301

Milene Aliverti e Risa Adachi

Ernst Mahle | Duetos Modais (seleções)

Mario Escudeiro | Bulerias para dois cellos

Núria Montañola e Milene Aliverti

14/04 – Segunda-feira

Horário: 19h

Local: Nova sede da Casa de Música de Ouro Branco

Av. Mariza de Sousa Mendes, 2565- Bairro Inconfidentes

Recital: Fase final do Concurso Antônio Meneses

15/04 – Terça-feira

Horário: 19h

Local: Nova sede da Casa de Música de Ouro Branco

Av. Mariza de Sousa Mendes, 2565- Bairro Inconfidentes

Homenagem a Matias de Oliveira Pinto

Roda de conversa, depoimentos, histórias, tributos.

Johann Sebastian Bach | Sarabande da Suíte em ré maior para violoncelo solo (arr. Matias de Oliveira Pinto)

Jésus Guridi | Diez melodías Vascas: Elegiaca

Heitor Villa-Lobos | Preludio (Modinha) da Bachiana Brasileira no 1

Ensemble de professores do Festival

16/04 – Quarta-feira

Horário: 20h

Local: Casa da Ópera – Teatro Municipal de Ouro Preto

(r. Brigadeiro Musqueira, 104, centro, Ouro Preto)

Programa

Johann Sebastian Bach | Suíte em ré maior para violoncelo solo (movimentos)

Thibaut Reznicek

Francis Hime | Embarcação (arr. para 2 violoncelos de H. Pilger)

Hugo Pilger e Kayami Satomi

Mario Escudeiro | Bulerias para dois cellos

Núria Montañola e Milene Aliverti

Luiz Bonfá | Manhã de Carnaval

Fábio Presgrave e Jeanne-Catherine Wecker

Alfredo Piatti | Elegia in Mortem Anton Rubinstein

Victoria Saldarini e Thibaut Reznicek

Johann Sebastian Bach | Sarabande da Suíte em ré maior para violoncelo solo (arr. Matias de Oliveira Pinto)

Márcio Carneiro, Kayami Satomi e Eduardo Swerts

Heitor Villa-Lobos | Elegia

Eduardo Swerts e Risa Adachi

Marcelo Bomfim | Elegia para violoncelo e piano (dedicado a Matias de Oliveira Pinto, in memorian)

Hugo Pilger e Risa Adachi

Richard Wagner | “Fragmento” de Parsifal (arr. H. Jacobowsky)

Márcio Carneiro, Eduardo Swerts, Kayami Satomi e Fábio Presgrave

17/04 – Quinta-feira

Horário: 12h

Local: Nova sede da Casa de Música de Ouro Branco

Av. Mariza de Sousa Mendes, 2565- Bairro Inconfidentes

Recital de Almoço

Johann Sebastian Bach | Ária

Francisco Cristancho | Bochica (arr. Daniel Arango)

Pablo Casals | O Canto dos Pássaros (arr. Matias de Oliveira Pinto)

Ernesto Nazareth | Bregeiro (arr. Matias de Oliveira Pinto)

Giuseppe Verdi | Nabucco: Ouverture (arr. James Barralet)

Matias Ensemble

Horário: 19h

Local: Nova sede da Casa de Música de Ouro Branco

Av. Mariza de Sousa Mendes, 2565 – Bairro Inconfidentes

Concerto de professores e convidados

Programa

Paulo Costa Lima | Corrente de Xangô

Fábio Presgrave

Olivier Messian | Louange à l’Éternité de Jésus, do Quarteto para o Fim dos Tempos

Eduardo Swerts e Risa Adachi

Friedrich Dotzauer | Peças para três violoncelos, op. 104

Thibaut Reznicek, Vana Bock e Maria Eduarda

Arvo Part | Spiegel im Spiegel

Hugo Pilger e Risa Adachi

Dmitri Shostakovich | Sonata para violoncelo e piano op.40 I. Allegro non troppo

Carlota Giordanelli e Risa Adachi

David Popper | Réquiem, op. 66

Carlota Giordanelli, Kayami Satomi, Fábio Presgrave e Risa Adachi

18/04 – Sexta-feira

Horário: 15h

Local: Nova sede da Casa de Música de Ouro Branco

Av. Mariza de Sousa Mendes, 2565- Bairro Inconfidentes

Concerto franco-espanhol

Programa

Andrea Casarrubios | Mensajes del Agua

Núria Montañola e Risa Adachi

Johann Sebastian Bach | Suíte em ré maior para violoncelo solo (movimentos)

Thibaut Reznicek

Franklin Martins | Pequena Suite para violoncelo solo

I. Canto Silencioso para Matias

II. Alento

III. Em algum lugar dessa metrópole

Franklin Martins

Marcos Silva-Santos | Danças Afroamericanas, para violoncelo e violão de 7 cordas

I. Alujá

II. Forró

Kayami Satomi e Marcos Silva-Santos

Johannes Brahms | Sonata para violoncelo e piano em fá́ maior, op. 99 II. Adagio affettuoso

Isaac Andrade e Risa Adachi

Jérôme Ducros | Encore

Gabriel Gonçalves e Risa Adachi

Francisco Mário | Ressurreição (versão para violoncelo solo e conjunto de violoncelos de Hugo Pilger)

Coordenação: Hugo Pilger, Ensemble de Violoncelos

André Mehmari | Suíte brasileira para cello e piano V. Frevo para Antônio

Coordenação: Vana Bock, Ensemble de Violoncelos

Giovanni Sollima | “Violoncelles, vibrez!”

Coordenação: Kayami Satomi e Victoria Saldarini, Ensemble de Violoncelos

Horário: 19h

Local: Nova sede da Casa de Música de Ouro Branco

Av. Mariza de Sousa Mendes, 2565- Bairro Inconfidentes

Concerto de Encerramento

Programa

Julius Klengel | Hino para doze violoncelos, op. 57

Coordenação: Eduardo Swerts, Ensemble de Violoncelos

Georg Haendel | Passacaglia

Pablo Casals | O Canto dos Pássaros

Isaac Albeniz | Asturias (arr. Matias de Oliveira Pinto)

Johann Sebastian Bach | Sarabande e Gavotte da Suíte em ré maior para violoncelo solo (arr. Matias de Oliveira Pinto)

Richard Wagner | Feierliches Stück

Bryan Kelly |Três peças espanholas

Antônio Carlos Jobim | Se todos fossem iguais a você

Jacob Collier | World O World (arr.: Vinícius Nascimento)

Regência e coordenação: Kayami Satomi, Ensemble de Violoncelos

19/04 – Sábado

Horário: 11h

Local: MMGERDAU – Museu das Minas e do Metal

Endereço: Praça da Liberdade, s/n, Belo Horizonte

Concerto de Encerramento

Programa

Julius Klengel | Hino para doze violoncelos, op. 57

Coordenação: Eduardo Swerts, Ensemble de Violoncelos

Georg Haendel | Passacaglia

Pablo Casals | O Canto dos Pássaros

Isaac Albeniz | Asturias (arr. Matias de Oliveira Pinto)

Johann Sebastian Bach | Sarabande e Gavotte da Suíte em ré maior para violoncelo solo (arr. Matias de Oliveira Pinto)

Richard Wagner | Feierliches Stuck

Bryan Kelly |Três peças espanholas

Antônio Carlos Jobim | Se todos fossem iguais a você

Jacob Collier | World O World (arr.: Vinícius Nascimento)

Regência e coordenação: Kayami Satomi, Ensemble de Violoncelos

Sobre a Casa de Música de Ouro Branco

Há mais de 20 anos surgia entre as montanhas de Ouro Branco um lugar especial, que iria mudar a realidade daquela região: a Casa de Música, uma entidade cultural sem fins lucrativos que hoje é uma das maiores referências em Minas Gerais de ensino e difusão da música erudita.

O trabalho da Casa de Música se destaca pela formação de crianças e adolescentes e por todas as iniciativas que realiza em prol da comunidade. Atualmente são 250 crianças e adolescente que integram os projetos de formação e profissionalização. São oferecidos os cursos de musicalização, flauta- doce, percepção musical, prática de orquestra, flauta- transversal, clarineta, oboé, piano, violão, violino, viola, violoncelo e contrabaixo para alunos e alunas de 7 a 17 anos. A Casa de Música promove ainda a Semana da Música, o Festival de Violoncelos (agora Festival Matias de Oliveira Pinto) e mantém a Jovem Orquestra de Ouro Branco – JOOB, além de projetos como a Gastrofônica, Descobrindo Sabores e diversos espetáculos cênico-musicais.

Foto Diego Sá/Armazém imagens

Publicidade