Na ocasião, representado pelo Chefe do Executivo, Município esteve presente em uma mesa de diálogo junto a um prefeito guatemalteco e uma prefeita equatoriana. Evento, que já foi sediado por países como Argentina e México, aconteceu pela primeira vez no Brasil.
O “XII Seminário Internacional da Rede de Gerenciamento de Resultados nos Governos Subnacionais da América Latina e do Caribe”, aconteceu esta semana, em Belo Horizonte, com a presença do município de Santa Bárbara. A finalidade do evento foi incentivar o diálogo e a análise de práticas governamentais inovadoras e debater temas como o planejamento de programas e projetos; orçamento e investimento público; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); colaboração cidadã; inovação pública, dentre outros pontos.
O prefeito, Leris Felisberto Braga, representou o município em uma mesa de diálogo, intitulada Desafios Políticos da Gestão para Resultados nos Governos Subnacionais da América Latina. Chefe do Executivo pautou a importância da profissionalização da gestão e os pilares da governança pública como estratégia para produzir resultados à sociedade.
Junto a ele no debate, estiveram Miguel Ovalle, prefeito de Salcajá, na Guatemala, e Johana Núñez, prefeita da província de Santo Domingo de los Tsáchilas, no Equador. A discussão acerca do assunto teve como facilitador o secretário-executivo da Comunidade de Profissionais e Especialistas da América Latina e do Caribe em Gestão para Resultados do Desenvolvimento (COPLAC-GpRD) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Roberto García-López.
Desenvolvimento Sustentável
A COPLAC-GpRD do BID, entendendo que o desenvolvimento sustentável da nossa região está relacionada a necessidade dos governos estarem orientados para obtenção de melhores resultados, promove há vários anos a abertura de espaços para o diálogo e a análise de práticas governamentais inovadoras e da cocriação cidadã, a fim de enfrentar os obstáculos de desenvolvimento das cidades, municípios, províncias e estados da América Latina e do Caribe.
O seminário foi voltado para especialistas, gestores e técnicos do poder público, inseridos em uma programação que envolveu oficinas e sessões temáticas, com a finalidade de promover a troca de experiências e o compartilhamento de boas práticas de gestão.
A iniciativa é parte do compromisso do Governo de Minas, por meio da Fundação João Pinheiro, com o BID, através da COPLAC-GpRD, numa busca por disseminar os aspectos operacionais e a implementação da gestão para resultados, colaborando, assim, com o desenvolvimento das populações latino-americanas.