O prefeito Angelo Oswaldo resumiu, em poucas palavras, o esforço que tem sido feito pela Prefeitura de Ouro Preto e pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) para que ambas se unam em prol da comunidade ouro-pretana: “Uma cidade que tem o privilégio de sediar uma universidade pública e gratuita deve trabalhar em conjunto”, afirmou, durante ato em que as duas instituições assinaram nesta terça-feira, 22 de fevereiro, uma carta de intenções para desenvolver o projeto Esporte e Lazer Ouro-pretano (ELO).
Diretor da Escola de Educação Física da Ufop, o professor Heber Eustáquio destaca que é preciso enaltecer este momento de proatividade na busca de elos entre a universidade e a administração pública. “No âmbito do governo federal, temos tido muita dificuldade em mostrar que a universidade pode ser parceira da comunidade, e esta gestão de Ouro Preto está mostrando que é possível haver essa aproximação”.
Ao parabenizar a parceria firmada com a Secretaria de Esportes, a vice-prefeita Regina Braga ressaltou que “a gente(município) tem que fazer um bom uso da Ufop”.
O ELO foi criado como projeto piloto em 2019, pela Ufop, e conta com aproximadamente 40 colaboradores. Ele busca desenvolver políticas públicas esportivas no município em diálogo com educação, saúde, cultura e turismo. Entre as ações, os participantes mapeiam e avaliam as atividades e equipamentos já existentes e buscam ampliar a parceria com a Prefeitura para desenvolver projetos de formação continuada com os professores da rede municipal, formular e implementar oficinas sistemáticas de esporte e lazer e integrar o projeto às ações da Universidade e Secretaria de Esportes de Ouro Preto, contemplando sede e distritos.
A cerimônia contou também com a presença dos vereadores Alessandro Sandrinho (vice-presidente da Câmara), Matheus Pacheco, Júlio Gori e Renato Zoroastro.
O secretário de Esportes e Lazer, Wagner Francisco de Melo, aproveitou a evento para anunciar que o Município retornará com alguns projetos esportivos que estavam parados, entre eles o futebol, implantando também o futebol feminino. Além disso, anunciou uma parceria com o Ouro Preto Tenis Clube (OPTC) para que os projetos municipais possam usufruir do espaço do clube.
Foto: Ane Souz e UFOP