Semana da Água será de atividades em Itabira

Celebrações terão ações educativas, lançamento de projeto e novo passaporte do Parque Mata do Limoeiro.

As atividades acontecerão entre os dias 18 a 26 de março e deve analisar também a situação crítica no abastecimento de água na cidade, onde ela não chega às torneiras em várias ocasiões durante o ano.
Publicidade _

Com o objetivo de compartilhar experiências e conhecimentos sobre o tema, a Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), realiza, dos dias 18 a 26 de março, a Semana da Água.

O evento irá promover o diálogo entre especialistas e sociedade em geral sobre o recurso hídrico a partir de diferentes olhares e perspectivas.

A programação se estende para o todo o território de Itabira, com atividades ecológicas nas escolas, unidades de conservação e nos distritos. No dia 19, próximo sábado, por exemplo, será lançado o “Passaporte Turístico do Parque Estadual Mata do Limoeiro e as sete maravilhas do seu entorno”.

Nas áreas de ecoturismo do município, água de qualidade ainda jorra abundante. Mas no perímetro urbano de Itabira, quase todas as nascentes ou mananciais foram destruídas pela atividade mineradora. Sucessivos governos não deram prioridade para a solução do problema. Pelo contrário, contribuíram para agravar a situação do abastecimento aos moradores Foto: Divulgação/IEF

O evento acontece às 15h na sede do parque, no distrito de Ipoema, com presença de autoridades.
No dia 22 de março, data em que se comemora o Dia Mundial da Água, o auditório da UniFuncesi acolherá o I Seminário das Águas de Itabira. Na oportunidade, haverá palestras com os temas relacionados a abastecimento de água e alternativas necessárias e sustentáveis para a cidade. Além disso, também no dia 22, dentro da programação do seminário, às 10h20, será feito o lançamento do programa “Águas de Itabira”.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Denes Lott, a Semana da Água marca o retorno das atividades presenciais de educação ambiental em Itabira. “Água, ar, terra e fogo são os quatro elementos da natureza, a base de tudo. No tocante à água, vale dizer sobre a sua importância e necessidade para a sobrevivência humana. É sabido que o acesso a água está cada vez mais dificultado por razões de ordem técnica, ambiental e econômica. É fundamental as discussões como as propostas no evento para que a preocupação com o meio ambiente se faça efetiva em toda a nossa sociedade”, afirmou o secretário.

Para a diretora-presidente do Saae, Karina Lobo, a comemoração do Dia Mundial da Água tem como propósito chamar a atenção das pessoas quanto à importância de preservar os recursos naturais. “Em Itabira existe uma grande preocupação no desenvolvimento sustentável com os impactos da mineração sobre a água. Promover eventos de conscientização é alertar todos os segmentos da população sobre o tema, principalmente relacionado ao abastecimento do município, que sabemos que hoje é um desafio”, destacou Karina Lobo.

Publicidade