Datafolha mostra Lula com 53% dos votos válidos e possível eleição no 1º turno

Pesquisa aponta forte apoio ao ex-presidente no Nordeste e entre pobres, mulheres, negros, católicos e desempregados.

Para sair vitorioso já em 2 de outubro, é necessário 50% dos votos válidos mais um. Palanques e composições ainda estão sendo montados, mas ex-presidente evidencia melhores escolhas.
Publicidade _

Nova pesquisa do Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (23), confirma que o ex-presidente Lula tem a preferência da maioria dos eleitores brasileiros para as eleições deste ano.
Realizada entre os dias 22 e 23 de junho, a pesquisa mostra Lula com 53% dos votos válidos. Bolsonaro teria 32%, descontados brancos e nulos. Os dados são semelhantes aos de levantamentos recentes que já indicavam a possibilidade de vitória do petista no primeiro turno.
De acordo com o jornal, em números gerais, o quadro atual é estável em relação ao último levantamento do instituto, realizado entre 25 e 26 de maio, e que apontou Lula com 48% das intenções de voto e Bolsonaro com 27%. Na pesquisa desta semana, o petista aparece com 47% e Bolsonaro com 28%, dentro da margem de erro.
Extratos sociais
Entre os mais pobres, Lula tem 34 pontos de vantagem sobre Bolsonaro, diz a pesquisa. Ele também tem vantagem sobre Jair Bolsonaro entre oss mais jovens (54% a 24%), menos escolarizados (56% a 22%) e, principalmente, entre os mais pobres.
Nesse grupo, para os que ganham até dois salários mínimos e que compõe 52% da amostra populacional do Datafolha, Lula também vence Bolsonaro por 56% a 22%.
Lula tem ainda ampla margem entre mulheres e católicos.
Nordeste confirma liderança de Lula

Lula com a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, e o vice Alckmin, em ato na cidade de Natal, na semana passada. Estado nordestino é o único governado por uma mulher no Brasil.


Na região que tem 39 milhões de eleitores, o correspondente a 26% do total deles no país, a pesquisa Datafolha sobre a corrida presidencial de outubro, mostrou o ex-presidente com 58% das intenções de voto. Jair Bolsonaro marcos apenas 19% de preferência no eleitorado nordestino. Em 2018, o atual presidente conquistou 30,3% na região. Comparado com os números de hoje, Bolsonaro perdeu mais de um terço de seus antigos eleitores na região.
Os números atuais de Lula na região (58%) são iguais os conquistados por ele nas eleições de 2002, quando foi eleito presidente pela primeira vez. Se comparado com a sua reeleição em 2006, o índice foi ainda maior, quando obteve 67% dos votos dos nordestinos.
Mesmo na eleição de 2018, Bolsonaro teve no nordeste sua única derrota regional. Naquele ano, Fernando Haddad teve 69,7% do total de votos nos estados nordestinos.
O Datafolha entrevistou 2.556 pessoas em 181 cidades, de acordo com o jornal Folha de S Paulo. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09088/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Foto: Ricardo Stuckert

Publicidade