Amepi e Movimento Pró-Vidas conseguem avanços para a duplicação da BR-381

Obras de duplicação devem começar por Caeté.

Prefeitos e lideranças garantem solução para gargalo na saída e chegada de BH, além de articular medidas para atrair interessados no leilão da concessão da rodovia,
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Nesta semana, comitiva de prefeitos da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi) e lideranças do Movimento Pró-Vidas, cumpriram agendas importantes em Brasília.
Eles conseguiram avanços para a duplicação da BR-381.
Esse foi o primeiro encontro do grupo para tratar dos próximos passos das obras anunciadas recentemente pelo governo federal, no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares.
Uma das grandes conquistas foi a confirmação e a garantia de que o governo vai mesmo fazer as obras entre Belo Horizonte e Caeté.
Esse local é considerado sensível, porque além dos serviços de engenharia e as obras, envolve ainda a retirada e o reassentamento de cerca de duas mil famílias que ocupam beira do asfalto, na saída e entrada da capital mineira.

Reunião no Dnit


Em reunião com o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura do Transporte (Dnit), Fabrício Galvão, ele confirmou que os 34 km desse trecho, lotes 8A e 8B da rodovia, serão feitos pela União, ficando de fora do edital de concessão.
Conforme o diretor do órgão, a projeção é a de que o edital para essas obras fique pronto em cerca de 60 dias.

A notícia foi comemorada pelo presidente da Amepi, o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB) e o coordenador do Pró-Vidas, Clésio Gonçalves.

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“Essa é uma grande notícia não só para a região, mas para todos os mineiros era um dos obstáculos para atrair os investidores interessados na obra e, agora, o edtal vai ficar mais interessante”, afirma Marco Antônio Lage.
“Em dezembro do ano passado, nós, do Pró-Vidas e prefeitos nos reuniram em Brasília quando solicitamos novo modelo do contrato de concessão da BR-381 e melhorias, essas mudanças foram atendidas e anunciadas”, comemora Clésio Gonçalves.

O grupo também solicitou ao diretor-geral, Fabrício Galvão, que as obras de duplicação comecem por Caeté, seguindo o trecho já duplicado, sentido BH.
Ele acatou a sugestão.
A ideia é começar os serviços onde praticamente não há famílias para indenizar e conseguir desafogar o trânsito naquela região.
Com isso, a expectativa é ganhar mais cerca de 10 km duplicados.


Apoios importantes

Na terça-feira (27), o grupo se reuniu com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), que manifestou apoio na defesa das obras de duplicação.
Ele foi diretor do Dnit e lembrou que essa pauta é uma reivindicação antiga dele que se soma aos interesses da Amepi e Movimento Pró-Vidas.
O ministro Alexandre Silveira reforçou que, ao lado do ministro dos Transportes, Renan Filho, vai percorrer a rodovia entre Belo Horizonte e Ipatinga para vistoriar o trecho, no dia 25 de março.
Na ocasião, Marco Antônio Lage, em nome das lideranças, convidou os dois ministros para uma reunião com todos os prefeitos e lideranças da região no Médio Piracicaba em João Monlevade.
Outra manifestação de apoio veio do ministro do Tribunal de Contas da União, o ex-governador e senador, Antônio Anastasia.
Ele e equipe se comprometeram em dar celeridade aos trabalhos para que a expansão da rodovia se torne uma realidade e para destravar os pontos que ainda dificultam o êxito do projeto, evitando a ausência de empresas, como ocorrido em outras ocasiões.

Edital no segundo semestre


Na quarta-feira (28), os prefeitos da Amepi e representantes do Pró-Vidas também se reuniram com lideranças técnicas do governo, como a Secretária Nacional de transportes Rodoviários, Viviane Esse, e o Subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes, Clovis Benevides.
Eles tiraram dúvidas sobre o planejamento das obras, estudos em andamento e afirmaram que se os trâmites continuarem como previstos, o edital da nova concessão deve ser publicado no segundo semestre deste ano.
O diretor geral da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Sampaio, também reforçou que o novo edital da concessão da duplicação da BR-381 tem tudo para ser publicado ainda este ano.
Ele, que é de Belo Horizonte, afirmou que “a duplicação deixou de ser uma obrigação e se tornou uma obsessão”.
Conforme Sampaio, após o Dnit finalizar o trecho entre BH e Caeté, o local deverá ser entregue para ser cuidado pela empresa vencedora da concessão, como os demais quilômetros da via.

Presenças


Formaram a comitiva da Amepi e representantes do Pró-Vidas, os prefeitos de João Monlevade, Laércio Ribeiro (PT); de Sabará, Wander Borges (PSB); de Nova União, Ailton Guimarães (Avante); de Dionísio, Francisco Castro de Souza Filho, o Nando (MDB); de Santa Bárbara, Alcemir José Moreira (DEM) e sua vice, Dionir Rodrigues (DEM).
Também presentes, a secretária executiva da Amepi, Christiane Linhares, o presidente do Metabase, André Viana e o assessor Wallison Cristiano; além d a assessora da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Maria Carolina Noronha, que completaram o grupo na agenda de reuniões.

Foto: Divulgação

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