Publicidade
Início Minas Caso de gripe aviária leva Minas a decretar situação de emergência sanitária

Caso de gripe aviária leva Minas a decretar situação de emergência sanitária

Gripe aviária

Decreto assinado pelo governador tem validade de 90 dias após surgimento de caso suspeito em Mateus Leme
Publicidade

Foi decretada em território mineiro situação de emergência sanitária animal por causa da gripe aviária (Influenza Aviária de Alta Patogenicidade – IAAP).

O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado desta terça-feira (27).

Diz o texto que “as medidas de monitoramento, as ações preventivas e a análise de riscos serão realizadas em cooperação com o setor privado e o poder público, observados os princípios e as diretrizes estabelecidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, bem como os protocolos sanitários estabelecidos na legislação vigente”.

Publicidade

O texto ainda destaca que o caso de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) foi identificado em ‘aves ornamentais em um sítio localizado na região metropolitana de Belo Horizonte.

A medida permite que o estado realize todas as ações de prevenção, contenção e enfrentamento à doença, incluindo a eventual mobilização de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros

Até o momento, não há qualquer comprometimento da produção avícola do estado”, diz o governo mineiro;

As ações também incluem medidas de biosseguridade das granjas comerciais, políticas de educação sanitária e vigilância nas propriedades classificadas como risco, cadastro e vistoria em criatórios de subsistência, além de ações sanitárias em eventuais áreas de foco da doença.

A transmissão das aves para os humanos não é comum, mas pode ocorrer em pessoas expostas a uma grande carga viral ou que estejam com baixa imunidade. A Influenza Aviária não é transmitida pelos alimentos, desde que esses sejam bem cozidos.

Foto: conafer.org,br

Publicidade
Sair da versão mobile