Orlando Caldeira é o novo prefeito ao vencer eleição suplementar

Publicidade _

Orlando Amorim Caldeira e Elio da Mata Santos (Partido Popular Socialista) foram escolhidos pelos eleitores de Itabirito para ocupar o restante do mandato executivo no município, em eleição suplementar realizada ontem (04), após cassação da chapa do ex-prefeito Alex Salvador/Wolney, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Eles foram acusados de abuso de poder econômico e captação ilícita de recursos eleitorais.

Os vencedores receberam 14.421 votos (53,87%) e devem ser diplomados pela Justiça Eleitoral até o próximo dia 23.

Publicidade
_

A chapa encabeçada pelo atual presidente da Câmara, Arnaldo Pereira dos Santos (MDB) e Rodrigo do Porco (PSD), recebeu 11.568 votos (43,22%). Em terceiro lugar ficou  a chapa composta por  Luiz Niquini e Marina Pedrosa (PDC) obteve 779 votos (2,91%).

Eleição e comemoração                                                                          

Neste domingo, cerca de 77% dos eleitores compareceram ás urnas novamente, somando  31.031 eleitores de Itabirito,  de um eleitorado apto de 40.299 eleitores.

O número representa um percentual de abstenção de 23% (9.268 eleitores).  Os votos em branco somaram 1.536 votos (4,95% dos votos) e os votos nulos foram 2.727 votos (8,79%).

A votação foi tranquila, sem ocorrências policiais e a comemoração dos simpatizantes de Orlando Caldeira foi realizada na Praça da Estação.

Com apoio de carro de som eles desfraldaram bandeiras e dançaram festejando no espaço.

Outras votações

Além de Itabirito, os eleitores de Paraty, no estado do Rio de Janeiro, foram às urnas neste domingo  e escolheram Luciano Vidal (MDB) como prefeito e Valdecir Ramiro, vice. A chapa foi eleita com 9.093 votos, representando 44,29% do total. A diferença de votos da eleição suplementar para o segundo candidato, José Carlos Porto Neto, o Zezé, da coligação Experiência e Renovação (PTB/Pros), ficou em 34 votos.

No município de Brasileira, no Piauí, a candidata Carmen Gean, (PP), foi a mais votada (2.848), ou seja, 51,84% do total de votos válidos.

Em Meridiano (SP), Maicon Oliveira, conhecido como Maicon Japonês (PODE), será o novo prefeito. Ele recebe 1.376 votos válidos, sendo o mais votado, com 50,98% do total.

Em Floreal (SP) Junior Garcia (PTB) obteve 1.044 votos, que representaram 57,46% do total de votos válidos.

Foto: Mundo

 

 

Publicidade