Prefeitura de Mariana disponibilizou testes gratuitos na Praça da Sé

Combate ao coronavírus via vacinação deu resultado, mas aferição mostrou 2,4% dos testados como positivos para a doença.

Testagem foi importante para auxiliar a administração em ações de controle da doença.
Publicidade _

A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Saúde, realizou 370 testes gratuitos em pessoas assintomáticas na última sexta-feira (18) e sábado (19). A testagem aconteceu na Praça da Sé, no Centro, local onde tem bastante fluxo de pessoas e teve o objetivo de avaliar o quadro epidemiológico da Covid-19 no município, na busca de estratégias para garantir a saúde da população e avançar no monitoramento do vírus na cidade.

Foram 236 testes no primeiro dia e 134 no segundo dia, com disponibilidade para atender até mil pessoas. O método utilizado na detecção do vírus foi o teste rápido antígeno e trouxe números significativos que demonstram o avanço do combate à doença no município. Apenas 2,43% das pessoas testadas, deram positivo para a Covid-19 e foram orientadas pelos profissionais da saúde a procurar a Unidade de Pronto Atendimento.

Luciana Oliveira Silva, Chefe do Departamento de Assistência Laboratorial do município, citou a importância dessa sondagem em massa na conjuntura atual. “Na ação, dentre o público testado, tivemos a testagem de estudantes de faixa etária variada e diversos professores, assim, também foi importante no contexto da volta às aulas presenciais no ensino fundamental, médio e superior. Essa ação nos mostrou que estamos vivendo tempos otimistas, já que tivemos um número baixo de infectados detectados”.

Publicidade
_

Segundo dados divulgados no último vacinômetro com informações coletadas em 14 de março de 2022, o município de Mariana ultrapassou a marca de 90% de vacinados (público vacinável) com a primeira dose da vacina e 85,5% com o esquema vacinal completo. É importante ressaltar que mesmo com os números satisfatórios, a continuidade dos cuidados é necessária, principalmente com o cumprimento do esquema vacinal completo para que mais medidas de flexibilização possam ser adotadas, como o uso de máscara facultativa em espaços abertos.

Fotos: Lívia Maria

Publicidade