Depois de mais de 150 dias sem chuvas significativas em Minas Gerais, a chegada da primavera neste domingo (22/9) foi acompanhada pela ocorrência de precipitações, sobretudo nas regiões Central, Sul, Zona da Mata e Triângulo Mineiro.
No entanto, a previsão do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) é de que esta primeira semana da nova estação volte a ser de calor e tempo seco.
Segundo Heriberto dos Anjos, meteorologista do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), a condição se deve à chegada de uma massa de ar quente..
A massa começa a ganhar força a partir desta segunda-feira (23).
Regiões como Triângulo Mineiro e Norte podem registrar temperaturas acima de 37°C e índice de umidade relativa do ar abaixo dos 20%.
Isto já caracteriza estado de alerta.
Na região Central, incluindo a Região Metropolitana de Belo Horizonte, a tendência é de máxima de 33°C.
A situação, no entanto, deve ser amenizada ao longo dos próximos três meses.
“As precipitações ao longo da primavera devem ficar dentro da média, com maior frequência a partir da segunda quinzena de novembro e principalmente no mês de dezembro”, avalia Heriberto.
La Niña
Durante a estação, a tendência é que Minas esteja sob influência do fenômeno La Niña de intensidade fraca a moderada.
“Minas deve sim ter temperaturas acima da média, mas não tão altas quanto no último ano, quando estávamos vivenciando o fenômeno oposto, o El Niño”, explica.
O prognóstico completo elaborado pelo Simge para a primavera 2024 pode ser acessado por meio do link http://simge.mg.gov.br/images/PREVISAO_CLIMATICA/Progn%C3%B3stico%20Primavera%20-%202024.pdf