Vale lança Projeto Germinar para fomentar empreendedorismo sustentável em Nova Era

Expectativa é fortalecer negócios de impacto socioambiental e cultural em Nova Era

Inscrições podem ser feitas até dia 26 de junho por moradores do município para estruturar e acelerar negócios.
Publicidade _

Uma iniciativa da Vale, em parceria com a Semente Negócios, pretende contribuir com o desenvolvimento social e econômico no município.
Assim, o projeto Germinar será implementado pela primeira vez em Nova Era para fomentar a cultura empreendedora, gerar e acelerar negócios na comunidade.
As inscrições podem ser feitas gratuitamente até dia 26 de junho, por pessoas acima de 18 anos, associações, startups, microempreendedores e cooperativas que desejam criar e acelerar seus negócios com propósito e impacto positivo para a sociedade.

Para participar é necessário que pelo menos uma das pessoas do grupo inscrito seja morador de Nova Era.
É também requisito que seu negócio ou proposta seja de um dos seguintes setores: Economia Circular; Produtos Orgânicos, Gastronomia Local (exceto bares e bebidas), Cooperativismo e formação de redes, Ecossistema de inovação e impacto, Identidade local; Negócios cultura, e criatividade.

Etapas do Projeto

Publicidade
_

Na primeira etapa do projeto, serão realizadas capacitações com temas como gestão de negócios, formalização jurídica das empresas, além de dinâmicas para formação de grupos e remodelação dos negócios.
Podem participar da iniciativa negócios já existentes, que busquem se desenvolver, ou novas ideias de negócios que busquem ser estruturadas.
Ao final do processo, uma banca avaliadora selecionará 15 propostas que seguirão para a etapa 2, de aceleração dos negócios.

Na etapa 2 haverá formação administrativo-gerencial; orientação para captação de recursos e abertura de novos mercados.
Também serão incentivadas a construção e atualização de redes sociais e site com foco em comercialização, desenvolvimento de produtos, entre outros processos necessários para a estruturação e crescimento dos negócios.

A expectativa é que ao final do projeto, os negócios estejam fortalecidos e alinhados com o propósito de promoção de impacto socioambiental e cultural positivo.

Tal atitude deve possibilitar o desenvolvimento de um ecossistema local mais robusto, inclusivo e comunitário.

“Nosso intuito é promover a prosperidade econômica e social, por meio da inovação e empreendedorismo, dando autonomia às comunidades” – comenta Sérgio Costa, Gerente de Sustentabilidade da Vale para Estrada Ferroviária Vitória Minas e Espírito Santo.

Foto: Noelia Albuquerque

Publicidade