26° Mostra de Cinema de Tiradentes divulga programação

Nela está inserido o 1o Fórum de Tiradentes - Encontros pelo Audiovisual Brasileiro.

A Mostra de Cinema de Tiradentes chega a sua 26a edição, de 20 a 28 de janeiro de 2023, abrindo o calendário audiovisual Brasileiro.
Publicidade _

Com a temática Cinema Mutirão, o evento gratuito exibirá 134 filmes (38 longas, 3 médias e 93 curtas-metragens) de 19 estados em 57 sessões de pré-estreias e mostras temáticas . Além de, numa iniciativa inédita, promover o 1o Fórum de Tiradentes – Encontros pelo Audiovisual Brasileiro que contará com a presença de Cármen Lúcia, ministra do Supremo Tribunal Federal, e de Alex Braga, Presidente da Ancine, entre outros.

A abertura será no dia 21/01 a partir das 20h30, com homenagem aos cineasta mineiros radicados na Bahia Ary Rosa e Glenda Nicácio, e exibição, em pré-estreia, de “Mugunzá”, novo filme da dupla de realizadores.

Em sua 16a versão, a Mostra Aurora­– seção do evento dedicada a filmes independentes feitos por realizadores com até três longas-metragens no currículo traz: “A Vida são Dois Dias”, de Leonardo Mouramateus; “As Linhas da Minha Mão”, de João Dumans; “Cervejas no Escuro”, de Tiago A. Neves; “Peixe Abissal”, de Rafael Saar; “Solange”, de Nathalia Tereza e Tomás von der Osten; “Vermelho Bruto”, de Amanda Devulsky; e “Xamã Punk”, de João Maia Peixoto. Todos eles vão ser avaliados pelo Júri Oficial e concorrem ao Troféu Barroco e a prêmios de parceiros da Mostra.

Publicidade
_

Nomeada em tributo ao cineasta Carlos Reichenbach (1945-2012), Mostra Olhos Livres traz “A Alegria é a Prova dos Nove”, de Helena Ignez; “O Canto das Amapolas”, de Paula Gaitán; “Cambaúba”, de Cris Ventura, “Alegorias”, de Leonel Costa; “O Cangaceiro da Moviola”, de Luís Rocha Melo; e “Terruá Pará”, de Jorane Castro.

Já na plataforma mostratiradentes.com.br, o público poderá assistir a 40 filmes da programação e acompanhar os debates gratuito, de qualquer lugar do mundo.

Com coordenação curatorial de Francis Vogner dos Reis, os filmes estão distribuídos nas seguintes mostras: Aurora, Olhos Livres, Temática, Homenagem, Autorias, Foco, Panorama, Foco Minas, Praça, Formação, Debate, Jovem, Regional e Mostrinha. Para ampliar a experiência, vários títulos ou conjunto de títulos contarão com debates nos Encontros com os Filmes, no Cine-Teatro, tendo a presença de diretores, equipes de produção e críticos convidados, e rodas de conversa nas sessões no Cine-Praça.

Foto: Universo Produções

Publicidade