Em Itabira, eleição define conselheiros para o Ribeirão São José e Mata do Bispo

O mandato tem duração de dois anos e possibilidade de recondução por mais dois.

A composição do conselho foi definida nesta sexta-feira (30), durante votação ocorrida nos jardins do parque.
Publicidade _

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) promoveu a eleição para composição do Conselho Consultivo do Parque Natural Municipal do Ribeirão São José e da Reserva Biológico Mata do Bispo.
Realizada nesta sexta-feira (30), a eleição ocorreu em formato presencial, no jardim do parque.

Ela significa mais uma etapa para fortalecimento do programa Mosaico de Unidades de Conservação.
Este programa busca a gestão integrada dos espaços verdes e de desenvolvimento sustentável do município.

A composição do Conselho tem cadeiras para a Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Educação, Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, IEF e ICMBIO.

Ele reúne representantes das administrações municipal, estadual e federal.
Já para as cadeiras da sociedade civil, houve a nomeação de representantes de empresas da região como a Belmont e Bemisa.

Além delas, participam representantes da associação de bairro do Ribeirão São José de Cima, o Instituto Bromélia como entidade de proteção ao meio ambiente e a Funcesi como instituição de ensino superior.
O mandato tem duração de dois anos e possibilidade de recondução por mais dois.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Denes Martins da Costa Lott, explicou a relação dos conselhos com o programa Mosaico de Unidades de Conservação.


Outra etapa


Na próxima sexta-feira (7 de julho) acontecerá a eleição do Conselho Consultivo do Parque Natural do Natural Municipal do Alto do Rio Tanque, na comunidade da Serra dos Alves.

“Os conselhos consultivos das unidades de conservação têm por finalidade auxiliar o órgão gestor da unidade nas tarefas de implementação e propositura de diretrizes, políticas, normas regulamentares e técnicas, padrões e demais medidas de caráter operacional para a preservação e conservação do meio ambiente e dos recursos ambientais característicos da unidade de conservação e de sua zona de amortecimento”, esclareceu Denes Lott.

Por serem conselhos consultivos, as reuniões acontecerão em três datas ao logo do ano.
Além disso, os conselheiros acompanharão toda a logística, atividades e eventos propostos pela SMMA que serão executados nas unidades de conservação de Itabira.

Após a eleição, houve a primeira reunião ordinária do conselho que aprovou o calendário de reuniões deste ano.
Também houve a distribuição do Regimento do conselho, agendamento do treinamento dos conselheiros, dentre outros assuntos.

Publicidade