Mais de 1.800 pessoas visitaram a Samarco em 2023

Objetivo é ampliar a transparência e estreitar relações com a sociedade

Por meio de programa de visitas, empresa apresentou suas instalações em Minas Gerais e no Espírito Santo a estudantes, instituições, comunidades e Poder Público. Representantes da Associação Comercial e Empresarial de Santa Bárbara fizeram visita no Complexo de Germano.
Publicidade _

A Samarco recebeu mais de 1.800 pessoas nos complexos de Germano, em Mariana, e de Ubu, em Anchieta (ES), em 2023, por meio do Programa de Visitas ‘Samarco Aberta’.
A iniciativa apresenta as unidades e o processo de produção para estudantes, instituições, organizações, empreendimentos do setor, comunidades e Poder Público.
O programa visa ampliar a transparência dos processos da empresa e estreitar as relações com a sociedade.

“O Programa de Visitas é uma forma de reforçar nossas relações de confiança e de diálogo com o público externo. É mais uma oportunidade de mostrar que estamos empenhados, de fato, em fazer uma mineração mais segura e sustentável”, destacou o gerente de Beneficiamento do Complexo de Germano, Edmilson de Freitas Campos.

Ele justifica as agendas como forma de também avaliar as contribuições da mineradora para os territórios onde atua.

Em Germano, participaram alunos (as) da Escola Estadual de Antônio Pereira (distrito de Ouro Preto), e dos cursos de capacitação, realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), de Santa Rita Durão (distrito de Mariana) e do município de Catas Altas.
Participaram estudantes do Programa de Educação para Democracia: Parlamento Jovem de Catas Altas. Associação Comercial e Empresarial de Santa Bárbara, Grupo AvanTea (grupo de pais e crianças com autismo) e Rio Doce Labs de Mariana.
Os visitantes conheceram unidades como o Centro de Monitoramento e Inspeção (CMI), o Centro de Operações Integradas (COI) e Pontos do Mirante da Mina.

Usina de Ubu

“A iniciativa também foi importante para nos mostrar o interesse das pessoas por conhecer as nossas instalações e saber como funciona o processo de produção”, ressaltou o gerente-geral de Operações de Ubu, Alysson Werneck.

O Samarco Aberta é mais uma ferramenta para aproximar a Samarco das comunidades, empresários locais e Poder Público, disse Werneck.

Em Ubu, além do COI, as pessoas visitaram a 4ª Usina de Pelotização e o Porto de Ubu.
Moradores das comunidades do entorno como Mãe-Bá, Bairro Benavente e Comunidades de Pescadores, Artesãos de Mãe-Bá, representantes do Poder Público e da Câmara de Vereadores de Anchieta, alunos da Rede Pública do município, Jovens do Programa de Formação de Liderança do ES em Ação e Lideranças dos municípios do Litoral Sul estavam entre os participantes dessas agendas.
Para 2024, a empresa está avaliando possibilidades de viabilizar visitas para mais pessoas e instituições.

Foto: Divulgação Samarco

Publicidade