Karen Olimpio e José Gabriel Marques são os grandes campeões da CiMTB 2024

Disputa em Congonhas

No feminino, Karen venceu de ponta a ponta a final disputada neste domingo e confirmou o favoritismo na competição.
Publicidade _

A edição de 2024 da Copa Internacional de Mountain Bike teve fim neste domingo (29/9) no Parque Ecológico da Cachoeira, em Congonhas , coroando os últimos campeões da temporada.
Nas duas principais disputas – Super Elite feminina e Super Elite masculina – os títulos gerais foram conquistados por Karen Olimpio e José Gabriel.
Enquanto Karen dominou a corrida feminina do começo ao fim, vencendo sua segunda prova na etapa e garantindo o bicampeonato no geral, José Gabriel finalizou em segundo lugar, atrás do vencedor do dia, Gustavo Xavier, e conseguiu ultrapassar Luiz Cocuzzi na pontuação geral, ficando assim com o tricampeonato.

Na corrida da Super Elite feminina, Karen confirmou que vive um excelente momento na sua carreira, ao vencer de ponta a ponta a prova.
Com a sua quinta vitória em oito disputas realizadas em 2024, somou no total 318 pontos, superando sua principal concorrente, Isabella Lacerda (289).
O top 5 geral entre as mulheres teve ainda Iara Caetano (203), Luiza Cocuzzi (193) e Carolina Ferreira (131).

Karen completou sete voltas 1h25min00, cerca de dois minutos à frente de Isabella Lacerda (1h26min54).
No top 5 do XCO da Super Elite feminina ficaram Letícia Cândido, Iara Caetano e Carolina Ferreira. O pódio teve ainda Luiza Cocuzzi, Gabriela Ferolla, Sabrina Silva, Ana Laura de Oliveira Moraes e Danielle Moraes.

Super Elite masculina


A principal disputa entre os homens da competição chegou à corrida decisiva com bastante equilíbrio na briga pelo título, que tinha Luiz Cocuzzi, com 219 pontos, e José Gabriel Marques, com 204.


Assim, apenas 14 pontos separavam os dois favoritos.
E na primeira volta José Gabriel mostrou que Cocuzzi não teria vida fáci, impondo um ritmo forte no começo.
O pelotão logo foi quebrado, com apenas Zé Gabriel, Luiz Cocuzzi e Gustavo Xavier à frente.
Naquele momento, a diferença caía de 14 para apenas 4 pontos. E a passada continou forte, a ponto de Zé e Gustavo se isolarem ao término da segunda volta, com Cocuzzi caindo para sétimo lugar. Naquele instante, o título estava nas mãos de Zé, com 265 pontos contra 656 de Cocuzzi.

Embora Cocuzzi tenha reagido na terceira volta, pulando para a quinta pontuação, enquanto Zé Gabriel e Gustavo se revezavam na liderança, na quarta o atleta acabou abandonando a prova, após sentir-se mal e sua pressão baixar.
O caminho então ficou livre para o título de Zé Gabriel, que optou por administrar o ritmo, enquanto Gustavo acelerou forte para garantir a vitória, concluindo oito voltas em 1h20min38, 58 segundos à frente de Zé Gabriel.
Completaram o top 5 da etapa Ulan Galinski, Mário Couto e Nicolas Machado. O pódio teve ainda Sherman Trezza, Eike Leôncio, Ignacio Gallo (CHI), Cainã Oliveira e Rubinho Valeriano.

A vitória de Zé Gabriel no campeonato acabou sendo mais confortável do que se imaginava, após Cocuzzi sair da corrida e Zé somar 265 pontos contra 219 pontos de Cocuzzi e 212 pontos de Nicolas Machado. O pódio da temporada teve ainda Mário Couto, com 157 pontos, e Ulan Galinski, com 145 pontos.

Foto: Jonathas Abrantes

Publicidade