Com 100% dos municípios inscritos, Minas Gerais terá os maiores jogos escolares da história

competição esportiva

Jemg 2025 atinge adesão recorde e deve ter a participação de 60 mil estudantes, reforçando compromisso do Estado com a formação de novos talentos para o esporte
Publicidade

Os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) alcançaram um feito inédito em 2025.

Pela primeira vez na história, todos os 853 municípios mineiros estão inscritos na competição.


Com o recorde, a expectativa do Governo de Minas é reunir cerca de 60 mil estudantes, outro recorde de participação.

Os números consolidam o Jemg como ferramenta de inclusão, formação e desenvolvimento de jovens atletas.
Com um investimento superior a R$ 25 milhões, Minas fortalece a política pública de incentivo ao esporte e estabelece no estado um ambiente propício para a formação de talentos.

O Jemg é organizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG).
A primeira etapa da competição está prevista para começar em 21/4, mobilizando jovens talentos em todo o estado.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, celebra o marco e destaca o impacto social do Jemg.
“Esse recorde é fruto de um trabalho sério e comprometido do Governo de Minas com a educação e o esporte. O Jemg transforma vidas e abre portas para o futuro de milhares de estudantes-atletas, incentivando novos talentos”.

Inclusão e diversidade esportiva

Aberto a estudantes-atletas de 12 a 17 anos, o Jemg conta com 32 modalidades esportivas, sendo 18 olímpicas e 14 paralímpicas.
Além do goalball e luta olímpica, outras modalidades também estão incluídas, como atletismo, basquete, bocha, ciclismo, futebol e ginástica artística.

Para o secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, Igor de Alvarenga, o recorde de inscrições demonstra o poder transformador que o esporte pode ter na vida de nossos jovens.
“Os Jogos Escolares são mais do que uma competição, eles representam uma oportunidade valiosa para os estudantes-atletas desenvolverem habilidades essenciais, como trabalho em equipe, disciplina e resiliência”.

Foto: Tiago Estanislau e Rafael Leandro

Publicidade