Noite de comemorações no Centro de Convenção de Mariana

Balanço com vitória

Em apresentação do balanço de 100 dias, prefeito Juliano Duarte apresenta resultados administrativos obtidos, anuncia nova creche e não esconde alegria com vitória no TSE que garantiu continuidade do seu mandato, diante de centenas de pessoas. no Centro de Convenções.
Publicidade

O que estava programado desde a semana passada para ser um relatório público da ações do governo marianense em seus primeiros 100 dias, foi além, e teve momentos de júbilo, principalmente quando do anúncio feito pelo prefeito da vitória, por 7 a 0, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), contra a tentativa, de cassação de seu mandato, definida ontem (10).


Juliano Duarte fez um desabafo emocionado sobre esta ação e outras, afirmando que finalmente Mariana tem a garantia de ter um prefeito eleito ficar no cargo durante o mandato.
“Isso nos dá oportunidade de planejar o governo e realizar as ações necessárias”, argumentou, afirmando ainda que “tirou um peso das costas”.
“Agora é tempo de estabilidade. Temos quatro anos para trabalhar com seriedade”, reforçou.


Desde a década passada, Mariana enfrentou diversas turbulências políticas que inviabilizaram governos e promoveu intensa troca de cadeiras no executivo municipal.
Em outro momento, também demonstrando euforia, Juliano Duarte, anunciou a abertura do edital de licitação para a construção de uma nova creche no Bairro Cabanas, em parceria com o governo federal.
O bairro tem forte carência de vagas na educação infantil; a obra é aguardada população por longo período e vai atender centenas de crianças.

Edital e prazos


Juliano Duarte confirmou que o edital de concorrência pública será publicado imediatamente.
Ele prevê a construção no modelo padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com contratação de empresas subcontratados do município.
Isto deve gerar empregos e faturamento de mais de R$ 1,1 milhão para as empresas locais, além de receitas tributárias. O valor total da obra está em torno de 5 milhões de reais.


Balanço


No início das atividades no Centro de Convenções lotado, o prefeito fez um balanço do governo e das ações implementadas em todas as secretarias e autarquia.


Ele lembrou os investimentos na segurança, a queda na criminalidade, mas lamentou os dados sobre a violência contra as mulheres no município.
Na saúde, Juliano lembrou os cadastramentos e convênios realizados para a UPA e o Samu, que permitirão economia de recursos do município; a construção de 10 leitos de UTI e o repasse realizado ao Hospital Monsenhor Horta.
Outro destaque foi a informação do cadastramento de Mariana em todos os projetos do Programa Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

Justiça


As desapropriações e intervenções estruturantes em ruas do centro da cidade também mereceram atenção especial do prefeito, que alegou que a população desconhece a profundidade dos problemas em algumas áreas e que há decisões judiciais que obrigam a prefeitura a realizar, para garantir direitos e segurança.
Ações de infraestrutura, investimentos em saneamento e na bacia de acomodação de águas pluviais, também foram descritas pelo prefeito, que abordou as intervenções de todas as secretarias.

Foto: Mundo dos Inconfidentes

Publicidade