Ginásio da UFOP é aberto à comunidade de João Monlevade

pedido atendido

Ação do vereador Bruno Cabeção foi crucial para chegada à parceria que permitiu atender solicitações da comunidade, agora realizadas.
Publicidade

A cidade de João Monlevade acaba de ganhar um importante espaço esportivo aberto ao uso comunitário:
O ginásio do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (ICEA), da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em João Monlevade será um espaço esportivo aberto ao uso da comunidade.
A conquista é resultado de uma articulação iniciada em meados de 2023 pelo vereador Bruno Cabeção, após ser procurado por cidadãos interessados em utilizar o espaço para fins esportivos e sociais.
A ação envolveu muito diálogo entre a universidade e a prefeitura.
Em visita ao ICEA, o então diretor Tiago explicou que a liberação do ginásio para a comunidade dependeria da formalização de um termo de parceria entre a UFOP e o município.


Com o apoio da administração local, ela se concretizou agora, com a assinatura do termo pelo atual diretor Wagner.

Liberado

A parceria já beneficia a comunidade, que dever agendar horários junto à Secretaria de Esportes.
Atualmente, dois projetos já estão em andamento: o Projeto Bem Estar, voltado para a terceira idade, com atividades realizadas todas as segundas-feiras e outro, um horário fixo reservado para os moradores do bairro Vera Cruz e adjacências.

Mais do que liberar um espaço esportivo, a parceria representa um passo importante na integração entre universidade e cidade.
“A UFOP tem uma função acadêmica fundamental e uma presença marcante em João Monlevade, mas por muito tempo a comunidade local não se via integrada ao campus. Essa abertura simboliza um novo momento, em que universidade e população se conectam ainda mais por meio de ações concretas”, destacou Bruno Cabeção.

O vereador, que esteve recentemente no ICEA ao lado de Gentil Bicalho e do diretor Wagner para celebrar a conquista, ressaltou a importância do esforço coletivo.
“A cidade de João Monlevade ganhou um espaço incrível que agora também pertence à população. É uma vitória construída a muitas mãos, com diálogo, paciência e foco em oferecer mais oportunidades para a nossa gente”, afirmou.

Foto: UFOP

Publicidade