Rede de Atenção Psicossocial de Ouro Preto participa de Sessão Especial na Câmara dos Vereadores

Publicidade

Reunião ocorreu no dia 10 de outubro, dia mundial da saúde mental

Levando em conta o Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado em 10 de outubro, a Rede de Atenção Psicossocial de Ouro Preto (RAPS) / Saúde Mental, um serviço público oferecido pelo SUS, foi convidada a participar de uma reunião na Câmara dos Vereadores de Ouro Preto. Com a presença da coordenação da Rede, trabalhadores, usuários e vereadores, foram discutidas políticas públicas e ideias para o aprimoramento no tratamento da saúde mental da população, de forma humanizada e respeitosa.

Paula de Oliveira Alves de Brito, membro da Coordenação Administrativa da Rede de Atenção Psicossocial de Ouro Preto – Saúde Mental, exaltou o trabalho realizado no município. “Tenho a honra de fazer parte da classe trabalhadora da RAPS / Saúde Mental, serviço público, componente do SUS, em que buscamos a cada dia ofertar com qualidade e empatia o acolhimento, tratamento e reabilitação psicossocial”.

Fotos: Hanster Silva / Acom CMOP

A RAPS:

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) foi instituída em 2011 através da Portaria 3088 do Ministério da Saúde. O objetivo é o tratamento de pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso do crack, álcool e outras drogas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O ponto de atenção especializada na RAPS são os Centros de Atenção Psicossocial – CAP’s.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A reabilitação psicossocial é um dos eixos da RAPS e é composto por iniciativas de geração de trabalho e renda / empreendimentos solidários / cooperativas sociais as quais devem articular as redes de saúde e de economia solidária com os recursos disponíveis no território para garantir a melhoria das condições concretas de vida, ampliação da autonomia, contratualidade e inclusão social de usuários da rede e seus familiares.

A RAPS propõe um novo modelo de atenção em saúde mental contrário ao modelo Hospitalocêntrico / Manicomial, a partir do acesso e a promoção do direito das pessoas, baseado na convivência dentro da sociedade.

Em Ouro Preto, a RAPS é composta pelo CAPS II – “Casa dos Artistas” (adulto), CAPS IJ (infanto – juvenil), CAPS ad II (álcool entre outras drogas), Centro de Convivência (Cachoeira do Campo), Leitos de Retaguarda da Saúde Mental na Santa Casa da Misericórdia. Além destes, dispositivos como SAMU, UPA e Atenção Primária a Saúde também compõe a rede.

Para contato, seguem abaixo as informações necessárias de cada CAPS:

– Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II

Coordenação: Luciano Nascimento de Jesus

Endereço: Rua Tomé de Vasconcelos, n° 131 – Água Limpa

Telefone: (31) 3559-3266

– Drogas – CAPS ad II

Coordenação: Letícia Rodrigues de Lima

Endereço: Rua Nossa Senhora do Parto, N°50 – Bairro Padre Faria

Telefone: (31) 3552-6317

– Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil – CAPS ij

Coordenação: Christine Algarves Vianna Magalhães

Endereço: Rua Dom Helvécio, N°429 – Cabeças

Telefone: (31) 3552-3165

Publicidade