Ouro Preto está entre as cidades mineiras, apontadas por especialista, com boas condições de superar a crise após pandemia

Comércio em Ouro Preto encontra-se fechado devido ao isolamento social. Ane Souz
Publicidade _

Em entrevista ao Jornal Diário do Comércio, Willian Rigon, diretor de marketing da Urban Systems, destaca os municípios que têm potencial para a retomada da economia

O Jornal Diário do Comércio publicou em seu site, na última quarta-feira, 15 de abril, entrevista com Willian Rigon, diretor de marketing da Urban Systems, empresa especializada em consultoria de negócios no Brasil. Segundo ele, em Minas Gerais, há pelo menos 11 cidades que oferecerão melhores condições para a retomada da economia após a pandemia do COVID-19, e entre elas, encontra-se Ouro Preto, onde a Associação Comercial e Empresarial tem atuado junto aos comerciantes para minimizar os impactos.

Além de Ouro Preto, as outras cidades de Minas destacadas são: Belo Horizonte, Uberaba, Juiz de Fora, Uberlândia, Nova Lima, Betim, Pouso Alegre, Ipatinga, Viçosa e Montes Claros. Esse apontamento é baseado na pesquisa que gerou o Ranking Connected Smart Cities produzido pela Urban Systems em 2019, que avaliou os municípios brasileiros que estão entre os 100 mais desenvolvidos do país. 

Essa pesquisa levou em conta a avaliação de eixos como empreendedorismo, educação, tecnologia e inovação, meio ambiente, urbanismo, mobilidade, economia, governança, saúde, segurança e energia. “Estes serão pontos essenciais para a recuperação das empresas e da economia. Logo, as cidades que estiverem mais bem preparadas nestes quesitos, encontrarão melhores condições e poderão sair na frente”, avaliou Willian Rigon.

A estrutura e o planejamento de cada município irão fazer toda a diferença quando passar a crise do COVID-19 e as empresas precisarem se reerguer. Entre os vários itens ressaltados por Rigon, destaca-se o empreendedorismo e tecnologia, uma vez que esses quesitos já têm funcionado atualmente nesse período de crise. “As consequências impostas pelas medidas de distanciamento social e como cada local e empresa têm se comportado neste momento, por exemplo, passam pelo empreendedorismo. Da mesma maneira a tecnologia e inovação. Em tempos de quarentena, estamos confirmando que não precisamos do deslocamento para alcançar resultados. Muitos estão trabalhando em home office e isso prova que a maneira de explorar as cidades também deverá mudar”, comentou o especialista.

Paulo Ferreira, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto, comenta a entrevista de Rigon, destacando a grande dificuldade que Ouro Preto enfrenta neste momento e as principais ações da ACEOP para reduzir os prejuízos. “Concordo que a nossa cidade de Ouro Preto tem plenas condições de retomar o comércio normal e superar a crise pós-pandemia muito mais fortalecida. Este está sendo nosso grande desafio. A ACEOP atuou e continua atuando em diversas ações como a criação de cartões virtuais para que os associados possam vender seus produtos pela Internet; a divulgação de uma lista única de entrega, reforçando a importância de comprar da pequena empresa; consultoria jurídica gratuita durante a quarentena; e realizamos pesquisas e campanhas educativas com o objetivo de passar informações reais ao poder público para tomarem ações em favor dos comerciantes”, declarou.

Paulo Ferreira ainda adianta quais serão as próximas ações da ACEOP. “Estamos em diálogo com o poder público para postergação de alguns tributos e estaremos envolvendo as empresas da cidade que lidam com tecnologia e marketing, importantes para os estabelecimentos se posicionarem na internet; vamos fortalecer a campanha ‘Não cancele sua reserva, reprograme’, pois não queremos deixar que o turista perca o encantamento de querer conhecer Ouro Preto e o comércio local. E a nossa grande cartada será a campanha que em breve lançaremos: ‘Compre em Ouro Preto que emprega nossa gente, nossa família’, contou o presidente.

A entrevista completa de Willian Rigon ao Jornal Diário do Comércio pode ser lida no link: https://diariodocomercio.com.br/coronavirus/13-cidades-mineiras-tem-boas-condicoes-de-superar-crise/

Publicidade