A Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) realizou na sexta-feira (10) a entrega de seis pinturas pertencentes à Paróquia Nossa Senhora do Pilar, de Ouro Preto, após restauração feita por estudantes do Curso Técnico em Conservação e Restauro, sob supervisão do professor Silvio Luiz Rocha Vianna de Oliveira e apoio da equipe técnica.
Cinco das obras são de autoria do pintor José Gervásio: a tela “O Inferno”, restaurada pelas alunas da FAOP Thaís Lino, Sarah de Paula e Dayane Milagres; o quadro “O Paraíso”, restaurado por Marcelo Guedes e Maria Brumano; a obra “A Morte”, por Vinícius dos Santos e Lara Garcia Miranda; “O Juízo Final”, por Adriana Borsoi e Júlia Valentin; e o “Retrato” (homem do final do século XIX – atribuído), por Maria do Carmo de Souza e Aryanne Félix. A outra tela entregue, denominada: “Retrato” (sacerdote – atribuído), de autoria do artista Honório Esteves, foi restaurada pelo discente Rafael Alves.
De acordo com Julia Mitraud, presidente da FAOP, “o grande valor da FAOP está em seu material humano. É perceptível o comprometimento e a dedicação de professores, técnicos e alunos nas restaurações das obras, além do conjunto de esforços dos demais profissionais da Fundação. E esse importante trabalho desenvolvido dentro do Curso Técnico em Conservação e Restauro permite, não só em Ouro Preto, mas em todo estado de Minas Gerais, que as comunidades atendidas tenham os seus patrimônios preservados”.
O pároco da Basílica Matriz Nossa Senhora do Pilar, Marcelo Santiago, agradece a parceria com a FAOP. “Temos muita alegria em acolher essas telas que estavam com a Fundação. Com esse trabalho, podemos resguardar a memória religiosa, histórica e cultural para o presente e para o futuro, o que marca bastante, sobretudo, a vida da nossa cidade”.
Participaram da entrega a presidente da FAOP, Julia Mitraud; a diretora da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade | EARMFA, Gabriela Rangel; a coordenadora do Núcleo de Conservação e Restauração da FAOP; Ana Paula Mendes, o professor Silvio Luiz Rocha Vianna de Oliveira; a técnica em conservação e restauro, Roberta da Silva; a assessora de gabinete da FAOP, Sabrina dos Anjos; além do pároco da Basílica Matriz Nossa Senhora do Pilar, Marcelo Santiago; do vigário paroquial, Rogério de Oliveira; do diretor do Museu de Arte Sacra de Ouro Preto, Carlos José de Oliveira; e das conservadoras e restauradoras do Museu, Maria Ângela de Paula e Camila Costa.
Fotos: Filipe Barboza-Asscom FAOP