Distrito de Antônio Pereira está adoecido e pede socorro

Moradores do distrito demonstram há tempos descontentamento com a Vale, repudiam dados de segurança e querem soluções para a ameaça da Barragem do Doutor após reunião com prefeito e secretários. Foto: Div. Comunidade
Publicidade

Os graves problemas causados aos moradores do distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto, pela mineradora Vale, motivaram reuniões no dia de hoje, (18), com membros da comunidade e vários secretários municipais, a empresa, além do prefeito Ângelo Oswaldo e do promotor de Justiça, Flávio Jordão.

Pela manhã, representantes dos moradores do distrito e atingidos pela atividade da Vale, fizeram extensa narrativa ao prefeito e seus assessores a respeito das aflições, apreensões e desconforto da comunidade impactada no entorno da Barragem do Doutor. Além da insegurança geral, problemas de saúde estão aumentando na população local, que exigiu solução rápida aos representantes do município.

No momento estão diretamente afetadas 25 famílias que ficaram de fora da área de inundação, segundo os estudos da mineradora. Mas estas pessoas refutam os argumentos da Vale de que estariam protegidos em caso de rompimento da barragem e querem solução rápida.

Vale

À tarde, de posse de todas as informações e após ouvir as fortes narrativas dos moradores, Ângelo Oswaldo e seus assessores reuniram-se por longo período com os representantes da mineradora. Foram expostos todos os problemas citados pela manhã, principalmente os relativos á área de inundação, que segundo cálculos, estaria distante das residências de alguns moradores apenas alguns metros.

A exposição dos moradores colocou em xeque os dados de segurança mostrados pela empresa e novo estudo deve apresentado em breve à comunidade.

Das reuniões, destaca-se o reconhecimento de que o distrito de Antônio Pereira está adoecido, em sofrimento, e que a Vale é responsável pelos males vividos atualmente e que, portanto, deve se responsabilizar pelo tratamento, em ações conjuntas com o município e outras autoridades.

Publicidade