Em segunda discussão e votação, o Projeto de Lei que “cria o Parque Ecológico Municipal, de autoria do Executivo Municipal, foi aprovado por quatro votos favoráveis. Na votação houve uma abstenção e o empate, prevalecendo o voto do Presidente da Câmara pela aprovação.
Em seu discurso, o vereador Diego ressaltou a importância do parque para a cidade, como o incentivo à pesquisa, ao monitoramento e à educação ambientais, e o estímulo às atividades de lazer e recreação em contato direto com a natureza para a população.
Ainda sobre a temática, o Presidente da Casa anunciou que, para a criação do Parque Natural do Peti, votado anteriormente na Casa, falta apenas a assinatura do convênio, sendo que a concessão da estação ambiental do Peti pela Cemig já está confirmada, de acordo com as informações da Secretaria de Meio Ambiente. “Todo investimento na área ambiental é de grande importância no mundo de hoje”, afirmou.
Também em segunda discussão e votação, foi aprovado por sete votos o Projeto de Lei nº 05/2022, da Mesa Diretora da Câmara, que “altera as gratificações especiais previstas na Lei nº 2.129/2019 e dá outras providências”.
Na tribuna, os vereadores parabenizaram o Prefeito Municipal, Raimundo Nonato Barcelos (Nozinho-PDT), pela organização do retorno da Cavalgada em São Gonçalo do Rio Abaixo após dois anos de pandemia. Eles também desejaram um bom trabalho ao vereador licenciado Flávio Silva de Oliveira (Flavinho Terra Branca-PDT), que lidera agora a Secretaria Municipal de Transporte, agradecendo-o também pelo seu trabalho prestado ao Legislativo.
Leitura de projetos
Durante a sessão, foi feita a leitura de três projetos de lei, do Executivo Municipal, os quais foram encaminhados pelo Presidente da Casa às suas respectivas comissões competentes para análise, sendo eles: o projeto sobre as diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária de 2023; o projeto que autoriza a abertura de crédito especial ao orçamento para a contratação de uma empresa que possa implantar um sistema de gestão educacional por software e o projeto de lei que dá autorização para abrir crédito especial para garantir recursos para a manutenção da “Casa Lar”.
Na reunião foram lidas e aprovadas várias indicações dos vereadores sobre diversos temas, abordando obras, realização de convênios e implantação de serviços no município.
Foto: Acom/CMSGRA