Tudo é Jazz abre programação comemorativa dos seus 20 anos

Festival vai levar oficinas e shows a sete cidades, em junho e julho, meses que antecedem a realização da programação principal, prevista para agosto, em Ouro Preto

O estilista Ronaldo Fraga faz palestra em São Gonçalo do Bação, distrito de Itabirito, neste sábado. Glaw Nader é uma das atrações previstas para o Festival.
Publicidade _

O Festival Internacional de Jazz de Ouro Preto – Tudo é Jazz completa 20 anos em 2022, sendo o festival de jazz mais antigo de Minas Gerais. Nesta edição comemorativa, as cidades e distritos de Itabirito, São Gonçalo do Bação, Ribeirão do Eixo, Ouro Branco, Miguel Burnier, Ouro Preto, Congonhas, Moeda e Catas Altas vão receber oficinas, rodas de conversa e shows.
A programação começa neste sábado (4) com palestra do estilista Ronaldo Fraga, em São Gonçalo do Bação, distrito de Itabirito.
A 20ª edição do Tudo é Jazz faz homenagem à sua idealizadora, Maria Alice Martins (agosto 1951 – novembro 2020) e tributo a Frank Sinatra. Assina a curadoria do Tudo é Jazz o pianista e compositor Tulio Mourão e a direção geral é de Rud Carvalho.
A programação de datas do Tudo é Jazz pelas cidades seguem da seguinte forma: São Gonçalo do Bação/ Itabirito: 4 de junho; Ribeirão do Eixo/ Itabirito: 5 de junho; Itabirito: 7 e 9 de junho; Miguel Burnier/Ouro Preto: 12 a 14 de junho; Ouro Branco: 18, 19, 21 e 22 de junho; Moeda: 25 de junho; Catas Altas: 02 de julho; Congonhas: 16, 18 e 19 de julho e Ouro Preto, entre os dias 30 de julho, 1º e 3 de agosto.

Ronaldo Fraga. Foto: Ana Colla

“Nesta edição faremos presença numa considerável diversidade de cidades, espaços e ambientes e a curadoria busca compor conteúdo para palcos, praças, teatros, salas de aula e espaços diferenciados, como a sombra de uma amendoeira, num pequeno distrito do interior. A partir da análise e reflexão sobre as comunidades impactadas pelo festival, nasceu o desejo de ampliar e fortalecer o evento, levando diversas atividades gratuitas ao público. As localidades são contempladas tendo em vista seu perfil social, contexto histórico, geográfico, demografia, necessidades e expectativas”, explica o curador Tulio Mourão. “Pela primeira vez, o festival sai da sua cidade natal de Ouro Preto para levar oficinas, shows e conhecimento para outros municípios mineiros, onde a Gerdau mantém suas operações”, completa. A capital mineira também está incluída na programação que é totalmente gratuita.
Para as oficinas, masterclass e palestras é necessária a inscrição prévia, que deve ser feita pelo email: tudoejazzoficinas@gmail.com ou pelo Whatsapp: 31- 99793-5254 . Mais informações pelo perfil @tudoejazz .

Foto capa: Lana Domingos

Publicidade