Curso Agente de Memória e Patrimônio para jovens tem inscrição até dia 9

Foto: Lucas de Godoy
Publicidade _

 O Projeto BomSerá, realizado pelo IA – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto com o propósito de incentivar e qualificar profissões relacionadas ao patrimônio histórico, está com inscrições para o curso gratuito “Agente de Memória e Patrimônio”. São 30 vagas disponíveis para jovens e é possível se inscrever no site www.ia.art.br até 9 de agosto. Os selecionados receberão uma bolsa de ajuda de custo de R$ 200,00.

Podem participar estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas, da região de Ouro Preto. O curso acontece de 13 de agosto a 29 de outubro e as aulas são sempre aos sábados, de 8h30 às 12h30, de maneira que não atrapalhe a educação regular dos participantes.

O objetivo do curso é fomentar a importância da valorização do patrimônio cultural e oferecer oportunidades de capacitação para a comunidade local e região, formando agentes culturais que poderão atuar em museus, em centros de memória, e com assistência a processos de cuidado e preservação de registros históricos, memórias e documentos e na mediação cultural comunitária.

Durante os três meses de atividades, os estudantes participam de aulas, oficinas criativas, experimentações, passeios e visitas técnicas.

Ouro Preto (MG) possui um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos do país. Para preservar as características históricas e culturais das habitações, mantendo também a segurança dos moradores, o IA – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto, com apoio do IFMG – Instituto Federal de Minas Gerais, deu início ao Projeto BomSerá. Inicialmente serão realizados restauros em 3 casas dos séculos XVIII e XIX, de propriedade de famílias de baixa-renda. O projeto também realiza ações educativas, que acontecem em paralelo às oficinas de restauro, todas voltadas para a comunidade, professores e alunos do ensino médio de Ouro Preto e região.

O BomSerá é um projeto idealizado pelo IA – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto, realizado pela Secretaria Especial da Cultura e pelo Ministério do Turismo, conta com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio do Instituto Cultural Vale.

O IA – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto

O IA – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto tem por sua natureza fomentar o encontro e intercâmbio entre a população de Ouro Preto, artistas e artesãos locais e agentes do campo da arte de outras regiões. O embate entre tradição (representada pelo esplendor barroco da cidade patrimônio cultural da humanidade) e a contemporaneidade (com foco no caráter efêmero da arte contemporânea) constitui a essência do IA, a partir de quatro pilares principais: a troca entre diferentes atores sociais, o diálogo entre linguagens artísticas distintas e entre o passado, o presente e o futuro, a desconstrução do status quo que subjuga a arte ao mercado e a tendências regidas pelo mercado e a descolonização, como forma de se criar e produzir arte contemporânea, a partir da reverência, reconhecimento e legitimação de epistemes e práticas culturais, sociais e políticas da América Latina e do Brasil, especificamente.  

Publicidade