Pesquisa eleitoral divulgada nesta segunda-feira (5), mostra Lula em primeiro lugar na disputa presidencial, seguido de Jair Bolsonaro.
O levantamento comprova que o candidato do PT manteve o mesmo índice da pesquisa anterior e Bolsonaro caiu um ponto percentual.
Em relação ao levantamento anterior, Ciro e Tebet subiram um ponto, dentro da margem de erro. Assim, Ciro está com 8% e a candidata do PMDB atinge 4%. Felipe d’Avila (Novo) segue com 1% na pesquisa realizada entre 2 e 4 de setembro, com 2.512 entrevistados em 158 municípios, com margem de erro de 2 pontos para mais ou para menos.
Em relação ao levantamento anterior do Ipec, de 29 de agosto, Lula se manteve com o mesmo percentual; Bolsonaro oscilou um ponto para baixo –na ocasião, tinha 32%.
Ciro Gomes (PDT) vem em seguida, com 8% das intenções. Simone Tebet (MDB) tem 4%. Ambos oscilaram um ponto para cima em relação à pesquisa anterior do Ipec e se mantiveram empatados no limite da margem de erro.
Felipe d’Avila segue com 1%, como na semana passada. Soraya Thronicke (União Brasil) também aparece com 1%.
Os demais candidatos não atingiram 1% das intenções de voto cada um.
Lula
A pesquisa mostra que Lula vai melhor entre quem tem renda de até um salário mínimo, entre quem recebe algum tipo de benefício do governo federal, quem tem ensino fundamental, eleitores da região nordeste e entre aqueles que consideram o governo de Bolsonaro como ruim ou péssima, católicos e eleitores que se declaram pretos e pardos.
Bolsonaro
O atual presidente Bolsonaro vai melhor entre homens, evangélicos, entre aqueles que ganham mais de 5 salários mínimos e eleitores que avaliam positivamente seu governo .
2º turno
De acordo com a pesquisa do Ipec Lula lidera a intenção de votos no segundo turno, quando vence por 52% a 36%. Os números apontam que Lula tem possibilidade de vencer no primeiro turno, pois dos votos válidos, quando se excluem os votos em branco e os nulos, Lula lidera a disputa com 50%, Bolsonaro tem 35%,
Pesquisa espontânea
Na resposta espontânea, em que não são mostrados os nomes dos candidatos, os números de Lula e Bolsonaro seguem próximos da estimulada. Lula tem 42% e Bolsonaro, 30% –em relação ao levantamento anterior, ambos oscilaram dentro da margem de erro. Nela, Lula alcança 42%. Ele tinha 40% na pesquisa anterior.
Jair Bolsonaro tinha 30% , ante 31% na pesquisa anterior. Ciro Gomes aparece com 5% (ele tinha 4% na pesquisa anterior) e Simone Tebet manteve os mesmos 2% da pesquisa passada.
Os demais candidatos não pontuaram.
A pesquisa tem nível de confiança de 95% e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00922/2022.
Foto: Ricardo Stuckert