Concurso Nacional de Presépios: meio século de arte e tradição

Fundação de Arte de Ouro Preto promove evento há 50 anos na cidade histórica mineira

Maura Barbosa de Castro Marques_2009
Publicidade _

O Concurso Nacional de Presépios da FAOP chega a sua 50° edição neste ano, promovendo a arte, a cultura e os saberes tradicionais, além de premiar artistas por todo o país. A exposição dos presépios foi inaugurada ontem, 07, às 18h, na Galeria de Arte Nello Nuno, espaço da Fundação que fica no bairro do Rosário em Ouro Preto, com entrada gratuita, até o dia 06 de janeiro de 2023.

Jefferson da Fonseca, presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), celebra o alcance e a importância do Concurso. “Importante destacar todos os servidores da Faop, assim como todos os artistas que, ao longo de meio século fizeram de nosso Concurso Nacional, um dos mais importantes e tradicionais do país. Celebrar 50 anos com tamanha relevância é motivo de orgulho para todos nós da Secretaria de Estado da Cultura e do Turismo de Minas Gerais”.

Nesta edição, 20 presépios foram selecionados para participar. Também integra a exposição uma urna de votação, onde os visitantes podem inserir a cédula com seu presépio favorito, mas a escolha também pode ser feita de forma inteiramente online, a partir de um formulário que será disponibilizado no site da FAOP. É apenas a segunda vez que a votação ocorre de forma híbrida, e a ideia surgiu devido ao grande alcance que as votações atingiram durante a pandemia, em 2020.

Conhecendo o concurso

O Concurso Nacional de Presépios teve início em 1972, poucos anos após a criação da FAOP, em 1968. Desde o começo sua intenção era a de valorizar as expressões artísticas e culturais tradicionais das comunidades. E assim ocorreu ao longo dos anos. A cada edição, os  inscritos expressam a criatividade, o conhecimento e até parte de sua identidade. Nesse processo, são conhecidas também suas referências estéticas e afetivas a partir dos recursos que dominam ou mesmo daqueles disponíveis no momento da criação.

Comemorando 50 edições

Samuel Silva dos Santos – 2020

Para celebrar, a FAOP inaugura na próxima sexta-feira (9/12), às 19h, a exposição “Presépios: Tradição Renovada – 50 anos do Concurso Nacional de Presépios da Fundação de Arte de Ouro Preto”. A exposição, que segue até 05/02, acontece no Centro de Arte Popular, equipamento que integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. O público terá a oportunidade de apreciar 30 obras que foram vencedoras das edições anteriores do Concurso, que sempre premiou presépios por meio de votação popular e do júri técnico.

Os presépios, marcados pela criatividade do povo, recebem releituras a partir de elementos sincréticos e de características próprias da diversidade brasileira, refletindo na maioria das vezes, as particularidades de culturas locais. No acervo da Fundação há presépios feitos a partir de pedra sabão, madeira e até de metais, como uma obra produzida com talheres.

Angelina Gonçalves, coordenadora do Centro de Arte Popular, afirma que o público irá se surpreender com as peças. “Minha expectativa é que o visitante possa contemplar o rico acervo que foi constituído pela Fundação de Arte de Ouro Preto ao longo desses 50 anos do Concurso Nacional de Presépios. O público terá uma surpresa diante da criatividade presente em cada obra que compõe o acervo da mostra”.

José Ciriaco de Jesus.
Publicidade