Reuniões de cooperação entre as cidades-irmãs João Monlevade e Esch começam em janeiro

Foram vários acordos firmados em Luxemburgo

Cultura, Educação, Esporte e Desenvolvimento Econômico devem ser beneficiados com a visita de Dr. Laércio a Luxemburgo.
Publicidade _

A visita do prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), a Luxemburgo, encerrada em 30 de novembro, já terá efeitos práticos em janeiro.
No próximo mês, ocorrem reuniões técnicas entre as prefeituras de João Monlevade e de Esch-Sur-Alzette para a execução de acordos de cooperação entre as duas cidades.

Três protocolos de intenção prevendo a cooperação foram assinados por Dr. Laércio Ribeiro e pelo prefeito de Esch-Sur-Alzette, Pierre-Marc Knaff, como parte dos eventos da Geminação, isto é, a adoção de relações recíprocas entre os dois municípios.
Os acordos abrangem projetos negociados pela Fundação Casa de Cultura e vão beneficiar a Cultura, o Esporte e a Educação.

Dr. Laércio Ribeiro definiu toda a viagem como uma oportunidade única para o município.

Publicidade
_

“A geminação entre João Monlevade e Esch-Sur-Alzette, bem como a nossa visita a Luxemburgo, é algo especial para nós monlevadenses, que poucas vezes se viu na história. É uma iniciativa transformadora para a cidade”, ressaltou.

Cultura e esportes

Para a Cultura e Esporte está previsto a criação de um Programa de Residência Artística e Esportiva, que poderá beneficiar anualmente até dez atletas e artistas de João Monlevade para aprimorarem suas técnicas e habilidades em universidades e instituições luxemburguesas.

Ainda na Cultura, o acordo contempla a internacionalização do Festival Cultural e Gastronômico Mistura.

Haverá intercâmbio de artistas e chefes de cozinha das duas cidades, tanto para apresentações artísticas quanto para aulas gastronômicas, entre outras atividades.

Na área da Educação, o termo prevê a realização de mostras científicas, intercâmbio estudantil e bolsas de estudos para alunos dos campi da Uemg, Ufop e Doctum de João Monlevade nas escolas de ensino superior de Esch-Sur-Alzette, em Luxemburgo.

A viagem também permitiu o estreitamento da relação entre João Monlevade e a gerência Global da ArcelorMittal.

Esse contato deu início a um diálogo para implementar novas iniciativas culturais, educativas e de desenvolvimento econômico local.

Desenvolvimento econômico, inovação e Câmara Internacional do Comércio

Outra área que deverá ser beneficiada pela visita de Dr. Laércio a Luxemburgo é a de Desenvolvimento Econômico e Inovação.
Isso porque o prefeito e o Cônsul do Brasil em Luxemburgo, André Bezerril, trataram da viabilidade de uma câmara de comércio Brasil-Luxemburgo, sediada em João Monlevade.
A câmara teria como foco projetos voltados para inovação, economia verde e mercado de carbono.

Também foi acertada uma aproximação com a Embaixada do Brasil em Luxemburgo e Bélgica.

Ela visa a cooperação em ações de intercâmbio estudantil, transição energética e a promoção da arte e cultura monlevadense na Europa.

Projeto social de Marc Meyers

Cidadão Honorário Monlevadense, o cientista Marc André Meyers recepcionou a comitiva de Dr. Laércio Ribeiro juntamente com o ex-embaixador luxemburguês, Carlo Krieger.
No encontro, Marc Meyers declarou estar muito feliz de poder apresentar o país à comitiva.

Ele revelou que irá iniciar um projeto social em João Monlevade, a partir de janeiro.
Marc Meyers é filho de Enry Meyers, que deu nome ao antigo Centec.

Publicidade