Trabalho dos Agentes de Endemias é intensificado em Mariana

Trabalho dos Agentes de Endemias é intensificado em Mariana
Publicidade _

 A atuação diária dos agentes de combate às endemias no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti é essencial no município de Mariana.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, intensifica o trabalho desses profissionais em 30 áreas da cidade e nos distritos, contando com 70 agentes divididos em duas equipes.

Eles visitam residências, removem materiais que possam acumular água, identificam e eliminam ovos e larvas do mosquito, aplicam larvicida e orientam os moradores sobre medidas preventivas, como o uso de bomba costal.

Publicidade
_

A coordenadora de Vigilância em Saúde, Ana Paula Borges, destaca a importância da colaboração dos cidadãos para o sucesso dessas ações.

Os agentes de endemias são facilmente identificáveis, com crachá, camisa e colete da Prefeitura de Mariana, e carregam uma bolsa com materiais informativos.

As vistorias são registradas por quarteirões e as residências visitadas são marcadas. Resgates semanais são realizados para atender imóveis cujos moradores não foram encontrados.

Trabalho conjunto 

Segundo a Secretaria de Saúde, 80% dos focos do mosquito estão dentro das casas, em locais como calhas, ralos e caixas d’água destampadas.

Ana Paula Borges enfatiza a importância de os moradores vistoriarem seus próprios quintais e descartarem objetos sem utilidade para contribuir com o combate à dengue.

Publicidade