Em 2023, a Organização das Nações Unidas (ONU) dedicará o Ano Internacional do Milheto à discussão sobre alimentação e Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Em consonância com essa temática, a equipe do Estudo da Segurança Alimentar e Nutricional na Pandemia (Esanp), da Escola de Nutrição (Enut) da UFOP, realizou uma palestra e conversa com alunos da Escola Estadual Dom Velloso na última quinta-feira (1º), no Cine Vila Rica.
Os alunos do 7º ao 9º ano tiveram a oportunidade de interagir com a nutricionista e doutoranda da UFOP, Priscila Camargo, que conduziu dinâmicas e esclareceu dúvidas sobre o tema. Além disso, a professora da Enut, Adriana Meireles, que é uma das coordenadoras do Grupo de Pesquisa e Ensino em Nutrição e Saúde Coletiva (GPENSC), abordou a preocupante regressão das políticas públicas de segurança alimentar no Brasil, que colocou o país novamente no mapa da fome.
Segundo Meireles, é fundamental que a comunidade reconheça a importância do tema e participe das discussões para ações mais concretas. A integração entre as diversas áreas que perpassam os direitos humanos é crucial para garantir o acesso à alimentação em quantidade e qualidade adequadas.
O Esanp, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação de Mariana e Ouro Preto e o GPENSC, realiza uma avaliação ampla do perfil socioeconômico, da situação da segurança alimentar e nutricional, das condições de enfrentamento da pandemia, da disponibilidade de alimentos e do comportamento sedentário nos lares dos alunos da rede pública municipal de ensino.
O evento, que faz parte do projeto “Mostra Cultural” da Escola Estadual Dom Velloso, tem como objetivo promover o conhecimento sobre o Ano Internacional do Milheto e a segurança alimentar. A discussão do tema, promovida pela ONU e realizada pelas escolas e outras instituições, oferece mais uma possibilidade de melhorar a alimentação em nosso país e promover o acesso à informação.
Para a UFOP, é também uma oportunidade de apresentar a Universidade para os alunos de Ouro Preto e região, abrindo caminhos para as possibilidades de estudo e contribuindo para o desenvolvimento da sociedade.